Domingo, 23 de Dezembro de 2012

Na atividade

A futura secretária municipal de Turismo, Denise Toledo, já entrou em campo para tentar resolver um dos primeiros problemas que vai ter pela frente, na pasta que vai assumir no próximo dia 1° – o da falta de dinheiro para custear o Carnaval Internacional de Rua de 2013. Sabidamente, trata-se de um dos eventos mais caros do calendário municipal, mas raramente se prevê recursos para isso no Orçamento Municipal. Desta vez, novamente, o que aconteceu foi que o vereador Batista Conceição, do PSB, tentou aprovar uma emenda ao Orçamento destinando R$ 150 mil para o evento, valor que o atual Governo – do qual ele faz parte – nunca destinou para o carnaval. Resultado: não levou, até porque não há como alongar tanto assim o cobertor orçamentário, mas conseguiu R$ 40 mil. Há possibilidades, também, da vinda de recursos de uma emenda no Orçamento Estadual, articulada pelo vereador eleito Dagberto Reis. Mas, de concreto, por enquanto, só a boa vontade mesmo. Por isso, a futura secretária já entrou campo. Na última sexta-feira, acompanhou o prefeito eleito Glauber Lima, junto com Dagberto e com Batista, em uma visita à agência local da CEF, quando protocolaram com o gerente Thiago Helgueira Nêne a proposta de patrocínio do banco para a edição de 2013 do carnaval Internacional.

Uma Mesa sem surpresa

Por incrível que pareça, parece que finalmente a comunidade santanense vai poder acompanhar a realização de uma eleição para a Presidência da Mesa Administrativa da Câmara de Vereadores sem grandes surpresas de última hora. O nome mais citado nos bastidores da política santanense, nestas últimas semanas, tem sido o do radialista Dagberto Reis, do PT, que aparentemente não possui nenhuma rejeição, mesmo fora da base governista já constituída, de pelo menos nove votos. Essa tranquilidade tem resultado em uma outra situação quase que inédita na história do Legislativo santanense: a possibilidade de realização de uma transição conversada entre os vereadores. E é exatamente isso que tem acontecido. Os próprios vereadores eleitos têm participado das decisões que vêm sendo tomadas pela atual Mesa Administrativa, a exemplo do que se viu em relação à proposta de locação de um prédio anexo para a Câmara. Também de forma democrática foram definidas as ocupações dos gabinetes na futura legislatura. Em resumo: está realmente calmo e sereno o clima na Câmara Municipal. Resta saber se realmente, depois de muitos anos, essa calma vai se estender até a virada do ano e à eleição do novo Presidente. Caso se confirme, o PT deverá mesmo ocupar a Presidência no primeiro ano da nova Legislatura.

Crescimento

Ainda que negue qualquer pretensão de liderança interna no PMDB, o desprendimento demonstrado por Claudio Coronel ao abrir mão de uma reeleição em tese garantida para a Câmara para colocar seu nome à disposição do PMDB na disputa majoritária rendeu-lhe não apenas o reconhecimento das hostes peemedebistas, mas também uma responsabilidade extra em sua participação partidária. Já há membros do partido defendendo seu nome  para disputar, pelo partido, uma vaga na Assembleia Legislativa em 2014 – função que, até há pouco tempo, somente se atribuía à vereadora Carine Frassoni.

Apoio mútuo

Resultou providencialmente adequado, para o Partido Progressista, o sorteio dos gabinetes no palácio Getúlio Vargas, sede da Câmara Municipal, realizado na manhã de sexta-feira entre os vereadores eleitos. Os dois vereadores do partido vão ficar em salas contíguas, que inclusive poderão possuir ligação uma com a outra, através de uma porta interna. Como os dois vereadores são marinheiros de primeira viagem nesses mares, poderão se ajudar mutuamente e realizar um trabalho conjunto mais objetivo.

Na hora certa

Sugestão de que a posse do novo Governo ocorresse somente à tarde, no dia 1°, para possibilitar que os eleitos e seus convidados pudessem aproveitar melhor a festa da virada do ano e descansar pela manhã não encontrou eco. As cerimônias de posse, na Câmara, e de transmissão do cargo, na Prefeitura, serão mesmo realizadas pela manhã.  A solenidade ocorrerá logo após a eleição do primeiro presidente da nova Legislatura. 

Know-how

Se mantiver o discurso, a nova Administração vai mesmo buscar ao máximo  colocar as pessoas certas nos lugares certos. E isso implica a valorização de servidores experientes no exercício de determinadas funções. A ex-secretária de Turismo Maribel do Couto, por exemplo, já teria inclusive sido convidada para uma conversa com o prefeito eleito Glauber Lima.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.