Produção primária em foco na Câmara Municipal

Dois importantes segmentos da produção primária do município receberam o reconhecimento público no Legislativo Municipal, durante a sessão plenária realizada na última segunda-feira. Por iniciativa do vereador Dagberto Reis (PT) e aval dos demais membros do Poder, o APL- Arranjo Produtivo Local do Leite, pela realização do III Seminário Rumos da Bacia Leiteira e o Assentamento Liberdade no Futuro, alusivo aos 20 anos de instalação no município, receberam “Voto de Congratulação”.

APL do Leite

O produtor Juarez Moreira, acompanhado de produtores que integram o Arranjo Produtivo Local do Leite, recebeu a comenda do vereador Dagberto Reis, o qual fez questão que todos os vereadores estivessem a seu lado.

Ao justificar a homenagem, o líder petista ocupou a tribuna para fazer um breve relato da criação do APL, ocorrida em março de 2008 e da atuação da entidade desde então.

“A entidade nasceu a partir de duas demandas que se apresentaram à Universidade Federal do Pampa – Unipampa, que havia se instalado no município e já estava auxiliando no desenvolvimento regional. A primeira, foi da Cooperativa dos Assentados de Sant’Ana do Livramento – Coperforte, que estava interessada em fomentar o setor leiteiro, e com isso possibilitar o desenvolvimento desta atividade nos assentamentos como mais uma fonte de renda”, narrou Dagberto Reis, citando a segunda demanda, a qual estava ligada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do município de Sant’Ana do Livramento – SMAPA, que havia aprovado um projeto junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT do Governo Federal de apoio ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite do município.

“Neste momento, a Unipampa visualizou a possibilidade de integrar as entidades em busca de um objetivo comum, que seria desenvolver a bacia do leite do município, mobilização da qual passaram a fazer parte a SMAPA, Emater/RS-Ascar, Coperforte, Applesa, Acglsa, Cooperativa de Técnicos – COPTEC, Banco do Brasil, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – Fepagro e a Unipampa”, frisou o vereador, segundo o qual as reuniões deste grupo continuaram acontecendo, a partir do momento que outras demandas iam surgindo, como a possibilidade de realização do Seminário Rumos da Bacia Leiteira de Sant’Ana do Livramento”, que neste ano chegou a sua terceira edição.

“A APL tem cumprido com primazia sua missão de tornar competitivo todos os atores envolvidos e alcançar destaque no Estado do RS, em termos de organização coletiva e produção sustentável”, concluiu.

Assentamento Liberdade no Futuro

No dia 7 de julho de 1991, o Assentamento Liberdade no Futuro foi instalado no Cerro dos Munhoz, passando a fazer diferença no cenário da produção primária do município. Em reconhecimento a isso e em homenagem aos 20 anos da chegada deste, que foi o primeiro assentamento constituído em Sant’Ana do Livramento, o vereador Dagberto Reis fez entrega de um “Voto de Congratulação” aos representantes do assentamento.

“Esses assentados começaram seu trabalho, primeiro lutando pela inclusão na sociedade santanense e conseguiram esta inclusão. Tanto que hoje, após 20 anos, o Assentamento Liberdade no Futuro é um orgulho em termos de produção, não só para este município, como para todo o Rio Grande do Sul, pois é um dos assentamentos modelo”, enfatizou Dagberto Reis, citando algumas lideranças do assentamento, presentes no ato de homenagem, como Idacir Soares, o ex-vereador Lucas Kupsinski, Nêne e a professora Carmem, lideranças que estão há 20 anos produzindo no Cerro dos Munhoz.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.