Domingo, 16 de Dezembro de 2012

Saúde

A definição do nome da pessoa que será responsável pela execução das propostas do futuro Governo para a área da saúde pública ficou condicionada ao resultado de uma conversa que ela terá que ter com o Prefeito eleito Glauber Lima. Isso mesmo. Terá que se submeter a uma espécie de sabatina, na qual terá que convencer a maior liderança petista de Livramento de que está de fato alinhado com o pensamento do futuro Governo para a área.

Tem que saber

O nome pretendido tem, evidentemente, know-how na área, mas Glauber Lima quer que a pessoa tenha, também, know-why. Ou seja, saiba como fazer, mas também saiba porquê fazer. A tal conversa pode já ter acontecido neste fim de semana. Em outras palavras: o nome da pessoa que será responsável pela execução das propostas do futuro Governo para a área da saúde pública pode até já estar definido. De qualquer maneira, será conhecido nesta semana.

Dinheiro para reforma

Ainda que discretas, as ações internas na Câmara Municipal, para garantir que os vereadores eleitos em outubro tenham um lugar no mínimo digno para começar a trabalhar dentro de 15 dias, já estão acontecendo. O espaço vai ficar apertado, tanto para os vereadores, quanto para os funcionários da Casa, mas vai ser possível acomodar todo mundo no início do novo período legislativo. Vai sobrar para o novo presidente iniciar e desenvolver uma ação mais definitiva para readequar os gabinetes e setores administrativos do Palácio Getúlio Vargas. Para isso, contará com os recursos que sobrarem do orçamento deste ano – mais de R$ 200 mil – que o presidente Germano Camacho deixará guardados para essa finalidade em um fundo específico, criado por lei aprovada em Plenário.

Outra leitura

Na opinião do engenheiro Fernando Almeida, as autoridades municipais poderiam adotar uma alternativa bem mais lógica para a questão da logística do Poder. Ele recorda que o atual prédio da Câmara já acolheu a Unidade Sanitária e que poderia, através de permuta, sediar todas as instalações da Secretaria Municipal de Saúde, até pela localização estratégica próxima à Santa Casa. O Legislativo, nessa ideia, poderia se instalar na volta da “praça do Poder”, próximo à Prefeitura, no prédio onde funciona a Casa de Cultura Ivo Caggiani, que então poderia ganhar um espaço moderno, inclusive com sala para espetáculos, em área permutada com o Estado, na avenida 24 de Maio. Na linguagem das redes sociais: “fica a dica”.

Livramento na regulamentação

Agora é oficial: o encaminhamento das discussões para a formatação das regras para o funcionamento do sistema de free shops nas 28 cidades brasileiras definidas como gêmeas  de cidades estrangeiras localizadas nas fronteiras do Brasil com países do Cone Sul terá a participação de um representante de Sant’Ana do Livramento. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL, Sergio Oliveira, foi convidado para integrar a Comissão que vai definir o texto da regulamentação a ser apresentado ao Governo Federal. O grupo será integrado também pela senadora Ana Amélia Lemos, o deputado federal Marco Maia, o deputado estadual Frederico Antunes, e o vereador Jeovane Contreira, de São Borja. A designação se deu como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos empresários locais, representando ACIL, CDL  e Sindilojas. Sergio Oliveira será o representante das entidades empresariais dos 28 municípios que serão beneficiados pela implantação dos free shops. A Comissão já tem o aval da Receita Federal para a elaboração da proposta de texto, que obviamente será submetido aos técnicos responsáveis pela fiscalização para análise da exiquibilidade do funcionamento do comércio. Os outros empresários que acompanharam a tramitação do projeto, como Mozart Hillal, Pablo Escosteguy, Victor Hugo Fialho, Raed Shweiki, Raiman Baja e Antônio Righi, entre outros, deverão acompanhar o presidente da ACIL em sua participação na Comissão de caráter nacional.

Alojamento

Devem ser concluídas nos próximos dias, positivamente, as negociações entre a Universidade Federal do Pampa-Unipampa e a diretoria da Sociedade Internacional de Auxílio aos Necessitados-SIAN sobre a locação do prédio do antigo albergue Romagueira de Oliveira, na rua Dos Andradas, para a acomodação de estudantes de fora da cidade. O prédio tem espaço para alojar 40 acadêmicos e ajudar a diminuir o problema da falta de lugar para acomodar estudantes.

Primeiro selecionado

Um projeto da Cooperativa dos Produtores Rurais de Sant’Ana do Livramento, denominado  “CRM e Coolivra – Reciclando e Transformando”, foi selecionado pela Companhia Riograndense de Mineração-CRM, presidida pelo ex-prefeito de Livramento, Elifas Simas, para integrar a relação de projetos de responsabilidade social patrocinados pela Companhia, divulgada na última sexta-feira. Neste semestre, o Comitê de Patrocínios da empresa selecionou 11 projetos, que deverão ser realizados entre janeiro e junho de 2013. O objetivo do Programa é apoiar iniciativas que contribuam com o desenvolvimento social e econômico do Estado. Nesse sentido, os projetos deveriam estar enquadrados em uma das quatro categorias: culturais e esportivos; ambientais; sociais voltados à inclusão e promoção social; e projetos técnico-científicos relacionados ao carvão mineral. Cerca de dez projetos de entidades de Livramento foram apresentados à CRM, mas somente um conseguiu aprovação. Segundo Elifas, o problema está na forma como são elaborados os projetos . “A nossa comunidadde precisa aprender a fazer os projetos da maneira profissional que esses comitês de seleção exigem”, dá a dica. Os contemplados devem entrar em contato com a CRM através do telefones (51) 3235-6000 (geral) ou (51) 3235-6057 (Secretaria Geral) para tratar das providências necessárias. 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.