Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2012

Água…

Está chegando ao limite a paciência dos moradores do Wilson e vilas próximas com o problema das sucessivas falhas no abastecimento de água naquela região. Alguns moradores articulam formas de pressão à direção do DAE, inclusive pensando maneiras de chamar a atenção com instalação de barreiras temporárias em algumas ruas de grande movimento.

Ônibus

Pelo jeito, o prefeito Wainer Machado vai mesmo deixar para o novo governo a tarefa de descascar o abacaxi do transporte coletivo em Livramento. A concorrência para exploração das linhas deverá sair só após a virada do ano, já sob a batuta de Glauber Lima. Enquanto isso, diante da visível necessidade, as empresas já formataram e se preparam para apresentar proposta de aumento no valor das tarifas. 

Comut

O Conselho Municipal de Trânsito-Comut ainda terá uma reunião ordinária antes da virada do ano. Será para confraternizar, mas certamente o problema do transporte coletivo vai estar presente nas conversas e até possíveis deliberações.

Na liderança

Ficou para Sant’Ana do Livramento o papel de coordenar as ações das entidades e lideranças empresariais e até mesmo políticas da fronteira no processo de acompanhamento da tramitação da regulamentação da lei dos free shops. A decisão foi influenciada principalmente pelo deputado Frederico Antunes, que preside a Comissão Especial da Assembleia Legislativa para acompanhamento do assunto. No correto entendimento do parlamentar, os empresários santanenses tiveram papel fundamental na luta pela aprovação do projeto na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, incluindo a sanção da presidente Dilma Rousseff. Por isso, é justo que seja em Livramento a sede da mobilização que começa a ser desenvolvida em todos os municípios de fronteira que serão beneficiados com o sistema de free shops. A sugestão de Antunes foi acatada de forma unânime  pelas lideranças presentes no encontro realizado sábado passado em Barra do Quaraí. Estiveram presentes empresários e políticos de Quaraí, São Borja, Bagé, Jaguarão e Livramento, além de deputados estaduais.

Dedicação

Realmente, Livramento foi o município que mais esteve presente na luta pela aprovação da lei, especialmente através dos presidentes da ACIL, Sergio Oliveira, da CDL, Mozart Hillal, e do Sindilojas, Pablo Escosteguy, além dos vice-presidentes da ACIL Antônio Righi e Victor Hugo Fialho, e do tesoureiro da entidade, Vandirnei da Rosa. O grupo (na foto, junto ao símbolo da integração no Parque Internacional) integrou a comitiva de Livramento que viajou várias vezes a Brasília nos momentos em que mais se precisou pressionar a aprovação do projeto. Agora, os líderes empresariais se preparam para retornar à Capital Federal, provavelmente no próximo dia 12, para uma reunião direto com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Freitas Barreto, a respeito das regras para o funcionamento dos free shops na Fronteira.

Ajuda sem cargos

Não vai ser preciso nem realizar a reunião marcada inicialmente para esta semana para que o PP decida sua posição com relação ao convite para que viesse a integrar o novo Governo, a partir de janeiro. No último sábado, após uma sucessão de contatos de vários integrantes do partido com Glauber Lima e sua equipe, os progressistas bateram o martelo. “Quando for bom para a comunidade, nós vamos apoiar, mas quando acharmos que não é bom, vamos falar a eles e votar contra”, explica o vereador eleito Carlos Nilo. Em outras palavras, o PP não ocupará cargos na futura Administração.

Estacionamento

Carlos Nilo adianta que já tem um projeto pronto para apresentar no início de seu mandato, com o intuito de ajudar o novo Governo. Com apoio de técnicos e até mesmo de algumas entidades, elaborou um ante-projeto de estacionamento pago na área central de Livramento, com o objetivo de organizar e desafogar a circulação de veículos no centro. Vai apresentar o projeto como sujestão ao prefeito eleito Glauber Lima, para que o encaminhe de modo formal  à Câmara de Vereadores após assumir o cargo.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.