Prefeito eleito confirma: conversas continuam para formatar governo

Aproximação com vereadores do PTB está consolidada, garantindo sete votos na Câmara para o novo governo

Prefeito eleito e seu vice: secretários não terão estabilidade

O prefeito eleito Glauber Lima, durante anúncio de nova etapa do primeiro escalão, ontem pela manhã, deixou claro que as conversas continuam ocorrendo. Enfatizou que está mantendo a palavra, repetindo o que exaustivamente afirmou durante a campanha eleitoral: passada a eleição, procuraria todos os partidos para conversar e articular uma união não apenas em torno da governabilidade, mas com objetivo central no desenvolvimento do município. É o que está fazendo. Com a confirmação dos vereadores do PTB, o novo governo precisa de mais dois votos para obter maioria na Câmara.

Ocorre que dos 17, um será eleito presidente – cuja prerrogativa de votar é limitada aos empates. Sobram 16 legisladores. Caso nenhum dos quatro vereadores eleitos do PT tenha a intenção de presidir a Câmara, já são quatro votos pró-governo, com mais 3 do PTB, a soma é 7. Com mais dois votos garantirá maioria no Legislativo.

Há aproximação com o PDT – que registra dois vereadores eleitos e poderá haver uma tentativa de conversação com o PP – também com dois legisladores. 

Secretarias 

Tanto o prefeito eleito, Glauber Lima, quanto seu vice, Edu Olivera, reiteraram uma afirmação que deverá traduzir o que esperam dos secretários que comporão seu governo. “Secretários não terão estabilidade neste governo” – disse o vice-prefeito eleito. Glauber Lima deixou claro que para a coligação não há novidade na adesão do PTB. “Em todas minhas falas públicas, desde que fui declarado eleito, disse que buscaríamos um governo de unidade, senão de maioria por Livramento, porque achamos que o município vive um momento muito particular, em que é preciso somar forças para o desenvolvimento e que se construa os programas e ações necessários para cada área: saúde, infraestrutura, iluminação, educação, desenvolvimento econômico, enfim. Nós vínhamos realizando várias tratativas, evidentemente que as pessoas cobram, mas há momentos do processo que devem ser mais reservados, em que, muitas vezes, alguma divulgação pública precipitada pode gerar problemas no desdobramento da construção dos acordos. Em relação ao PTB, foram apresentados três nomes para cada secretaria e a escolha foi minha” – definiu o prefeito eleito. E reiterou. “Foi minha a escolha e acho que fiz boas escolhas, para que nós possamos ter um trabalho eficiente nessas pastas que ficaram destinadas ao partido. Nós estamos muito satisfeitos com essa construção que fizemos e, nesse momento, estamos em discussão com outros partidos. Mas, não queremos fazer muito alarde, porque isso pode prejudicar as discussões” – reforça. De acordo com o prefeito eleito, conforme ele próprio já havia anunciado, “democraticamente, após o fechamento dos acordos” os nomes estão sendo tornados públicos para o conjunto da imprensa santanense.

“Nós queremos que em relativo espaço de tempo, uns 15 dias talvez, concluir a terceira etapa e fechar o primeiro escalão, para que nós possamos avançar no planejamento. Já temos marcado para o dia 8 de dezembro, um sábado, uma reunião de planejamento, com vários especialistas de Porto Alegre, alguns vinculados ao governo do Estado, que estarão vindo a Livramento. Será iniciado o processo de discussão inicial sobre finanças, orçamento, saúde e administração. Depois vamos desenvolver outras áreas que comporão a ação do poder público municipal”- informa Glauber Lima, destacando que depois disso será realizado um planejamento mais completo, onde serão estabelecidos os programas e as ações para os quatro anos.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.