Prefeito e vice expõem metas iniciais na primeira reunião com secretários

Glauber Lima exigiu cooperação e solidariedade dos integrantes do primeiro escalão do governo

Prefeito Glauber Lima e vice-prefeito Edu Olivera ouviram as demandas dos secretários

A primeira reunião entre o prefeito Glauber Lima, o vice Edu Olivera e todos os secretários de governo, bem como principais assessorias, ocorreu na manhã de ontem. O próprio mandatário havia anunciado, na semana passada, durante entrevista na rádio RCC FM, o encontro inicial para reforço das metas e apresentação das informações colhidas junto às pastas. Desde as 8h, até pouco antes das 12h, a primeira reunião executiva com o secretariado teve uma tônica: cooperação entre todos e dedicação de todos.

Os secretários apresentaram ao prefeito e ao vice o que colheram da situação de suas respectivas pastas nestes primeiros dias, e receberam orientações sobre as ações iniciais da nova administração. Prefeito e vice solicitaram ao grupo que busque os mecanismos, as inovações e os recursos para, desde esse primeiro momento, começar a atingir as metas fixadas no plano de governo.

“Foi uma reunião para contextualização político-administrativa, vou apresentar novamente a vocês o Programa de Governo. Quero escutar cada um e vamos definir as questões mais urgentes para agilizarmos os encaminhamentos. Somos uma equipe e precisamos estar em sintonia” – disse o Prefeito.

Glauber disse ao grupo que o foco é a busca constante por inovações na gestão. “O primeiro ano de governo é o momento no qual estabelecemos o ritmo, o planejamento e o método para atingir objetivos. Uma das prioridades é conhecer bem seus orçamentos, buscar as parcerias e promover as mudanças necessárias para garantir a eficiência da máquina”, disse o mandatário.

Os secretários falaram sobre os primeiros dias de trabalho e demandaram ações imediatas

“Contem comigo sempre que precisarem abrir canais com as parcerias. Procurem os colegas secretários, vamos fazer projetos em comum e construir as condições para superarmos esse momento. Agora é agora de organizar, planejar os projetos e ações para os quatro anos de governo. Sabemos das dificuldades de todas as pastas, mas vamos enfrentar com determinação essas demandas”, completou.

Glauber acertou com o secretariado reuniões mensais e se colocou à disposição para despachos semanais por secretaria. “Nesse momento, cabe uma dinâmica de reuniões bilaterais entre secretários, uma interface, priorizando a definição de equipes, a análise de orçamento, licitações e contratos, a busca de parcerias com Estado, União, empresas privadas para continuidade de serviços e ações” – expôs. O Prefeito também solicitou aos secretários uma coordenação fluída entre as secretarias e reforçou o papel do vice-prefeito Edu Olivera, que coordenará a Sala de Gestão, responsável por todos os programas que serão executados pelo governo.

O vice terá função semelhante à da coordenação de ministérios feita pela Casa Civil no governo federal, segundo o prefeito, e deve, portanto, ser um canal de interlocução para todos os secretários. 

Seminário 

O prefeito convocou os secretários para um Seminário de Governo que acontecerá nos dias 17 e 18, solicitou que os titulares apresentem o Planejamento Operacional de suas pastas e reiterou os três pontos que não irá admitir em seu governo: “corrupção, incapacidade de gestão e deslealdade política”.

Estavam na reunião: Edu Olivera (vice-prefeito), Fabricio Silva (Administração), Paulo Lago (Fazenda), Luiz Carlos Paz Santanna (Planejamento), Alceo Moraes (Procuradoria), Carlos Eduardo Miranda (Relações Institucionais), Erika Zanini (Saúde), Alencastro Feippe (Trânsito), Luis Claudio Nobre Quevedo (Habitação), Carlinhos Fernandes (Agricultura), Ana Assef (Serviços Urbanos), Mario Santanna (Educação), Leonor Gonçalves (Assistência Social), Jose Newton Canabarro (Cultura), Victor Assef (Obras), Denise Toledo (Turismo), Flavia Retamar (Gabinete) e Claudia Arce (Comunicação), bem como o diretor presidente do Dae, Horacio Davila e diretora geral do Sisprem, Maria Helena Ferreira.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.