Seminário enfoca futuro das águas durante o dia de hoje, na Unipampa

Evento está sendo realizado com a finalidade de multiplicar a conscientização inclusive no próprio meio rural

Encontro dos rios Ibicuí e Santa Maria, em Rosário do Sul: necessidade preservacionista

Estará acontecendo hoje, no salão de atos da Universidade Federal do Pampa, o Seminário Potencialidades da Fruticultura na Bacia do Rio Santa Maria – Construindo o futuro do uso das águas. Trata-se, conforme o engenheiro agrônomo Eloi Luft, do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal do Planejamento, de uma realização do programa Águas para o Desenvolvimento (PAD), da Embrapa Clima Temperado com apoio da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O objetivo, segundo Luft, é propagar a ideia de uma bacia hidrográfica melhor, que tenha a atenção e o cuidado de todos.

A programação terá início com o credenciamento, a partir das 8h30, sendo realizada a abertura oficial e, logo depois, o primeiro painel, sobre a produção de frutas na Bacia do Rio Santa Maria. Às 9h30, o foco é a citricultura, com exposição de Roberto Pedroso de Oliveira, da Embrapa Clima Temperado. A seguir, às 10h20, será a vez de Enilton Fick Coutinho, também da Embrapa, sobre ovinocultura. Jair Costa Nachtigal, também da Embrapa, às 11h10, abordará vitivinicultura e outras frutas. O intervalo para almoço é livre, a partir das 12h.

À tarde, será desenvolvido o painel Mercado e comercialização de frutas, a partir das 14h, com o mote agregação de valor, a cargo de Ana Cristina Krolow, da Embrapa. O foco mercado será tema de abordagem da equipe da Unipampa e Ana Luisa de Souza Soarte, às 14h50. Ocorrerá um intervalo às 15h40.

Eloi Luft: evento importante nesta quarta-feira

Às 16h10, terá início a exposição da nutricionista Renata Solé, da prefeitura municipal de Cerrito, que vai falar sobre a experiência daquele município com o PNAE. Os encaminhamentos finais ocorrerão às 17h, e às 18h, o encerramento.

De acordo com Eloi Luft esta é uma oportunidade importante de tratar sobre o desenvolvimento com foco centrado na conservação das reservas hídricas, por intermédio de projetos que contemplem a sustentabilidade. Ele destaca que é importante a participação de todos, desde pessoas que já trabalham na fruticultura, passando por virtuais interessados, assim como cidadãos em geral.

O prefeito Wainer Machado, ontem, ao fim da manhã, ponderou sobre a necessidade da comunidade que reside na área coberta pela bacia do Rio Santa Maria, perceber que as atitudes dos cidadãos serão determinantes para garantir o futuro ou, se nocivas, destruí-lo. Ele também convida a todos os empreendedores e trabalhadores do segmento a fim de que busquem agregar conhecimento em suas atividades, assim como, especialmente, trabalhem conscientes da aplicabilidade de forma racional e sustentável dos meios hídricos disponíveis.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.