Quinta-feira, 15 de Novembro de 2012

Mais um parque eólico

A Fundação de Proteção Ambiental-Fepam concedeu, na quarta-feira, mais duas licenças ambientais para a instalação de parques eólicos no Estado: um deles funcionará no município de Pedras Altas, no Sul do Estado, e outro em Sant’Ana do Livramento, na Fronteira Oeste. A Fepam concedeu, ainda, licença prévia para que a empresa Alston instale uma fábrica de torres eólicas em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Para facilitar os licenciamentos e atrair mais investidores, a Fepam e o Sindicato da Indústria de Energia Eólica do Rio Grande do Sul-Sindieólica-RS assinaram um termo de cooperação técnica, que resultará na conclusão do Zoneamento Ambiental para Implantação de Parques Eólicos no Rio Grande do Sul.
O trabalho de identificação das fragilidades dos meios físicos, biótico e antrópico nas áreas de maior potencial eólico deve ocorrer em 12 meses. A ideia é cruzar as informações já obtidas no Atlas Eólico do Estado do Rio Grande do Sul, elaborado sob a coordenação do santanense Ronaldo Custódio, com os possíveis riscos ao meio ambiente. Isso garantiria segurança para os empreendedores e agilidade nos processos. O projeto cria um ambiente oportuno para investimentos. O Rio Grande do Sul é o segundo Estado em capacidade instalada no Brasil, que por sua vez é o maior mercado em crescimento no setor na América Latina e um dos maiores do mundo. Atualmente, o Estado tem capacidade de 390 megawatts de energia eólica já instalada e mais 1 mil megawatts em fase de instalação. Com esses dois novos parques eólicos aprovados, sobrem para 17 os parques em todo o Rio Grande do Sul, que só perde para a Bahia em produção de energia eólica.

Vagas para o intercâmbio

A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) da Reitoria da Unipampa lançou um cadastro para registrar o interesse de famílias em receber estudantes estrangeiros. A iniciativa é dirigida às populações das cidades onde a instituição está localizada. Essa movimentação se deve à chegada dos primeiros estudantes intercambistas a serem recebidos pela Universidade, em 2013. São, a princípio, oito alunos da Universidade Autônoma de Tamaulipas, do México, que virão conhecer o pampa e estudar nos cursos da Universidade em Livramento (Relações Internacionais), Bagé (Engenharia Química), São Gabriel (Gestão Ambiental) e Uruguaiana (Enfermagem e Medicina Veterinária). O valor cobrado pela família incluirá todos os itens identificados no formulário de inscrições. A preferência é por famílias cujas residências localizem-se em ponto de fácil acesso ao campus local da Universidade. Além disso, espera-se que a família tenha disponibilidade para orientar o estudante quando necessário e auxiliá-lo com questões ligadas à telefonia celular, alimentação, transporte e locomoção em geral, ônibus interurbanos, onde fazer compras de produtos de higiene e necessidades pessoais, movimentações financeiras (casas de câmbio e bancos), turismo e entretenimento na cidade e na região. Um alerta, porém: a Unipampa não se responsabiliza por nenhum tipo de garantia ou pagamento. A ARInter informa que o cadastro é voluntário e pode ser feito pelo formulário online para cadastro ou pessoalmente, através de contato com as assistentes sociais nesses quatro campi. Dúvidas podem ser encaminhadas para arinter@unipampa.edu.br ou pelo telefone (55) 3243-4540.

Negritude

Foi confirmado para amanhã o coquetel que a Câmara de Vereadores de Livramento oferece às autoridades ligadas à Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e representantes do Conselho de Desenvolvimento do Negro no Rio Grande do Sul, além de lideranças locais, que participarão no sábado do evento de abertura da Semana Estadual da Consciência Negra, que será realizada em Livramento. O coquetel será realizado a partir das 19h30 desta sexta-feira, na Câmara de Vereadores. No sábado, dia 17, a partir das 14h, haverá em Livramento reunião ordinária do Codene-RS. Essa sessão será aberta a todo público, onde pessoas e entidades poderão sugerir encaminhamentos ao Conselho. Às 21h, no Clube Farroupilha, será realizada a solenidade de Abertura Oficial da Semana da Consciência Negra, evento que contará ainda com as participações do Grupo de Mulheres Negras “Em Canto”, Grupo “Puro Samba” e baterias de escolas de samba de Livramento. Na próxima terça-feira, dia 20, às 19h30, haverá sessão solene alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra no Plenário João Goulart da Câmara de Vereadores. O convite à comunidade santanense é assinado pelo vereador Germano Camacho, presidente da Câmara Municipal, e a iniciativa que levou à realização do evento é do vereador João Batista Conceição.

Patrocínios

Seguem abertas, até o dia 21 de novembro, as inscrições para a edição 2013/01 do Programa CRM de Patrocínios da Companhia Riograndense de Mineração (CRM). O programa visa apoiar projetos que contribuam com o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.
Ao todo, as primeiras duas edições do programa distribuíram cerca de R$ 200 mil para projetos enquadrados em uma das quatro categorias: culturais e esportivos; ambientais; sociais voltados à inclusão e promoção social; e técnico-científicos, relacionados ao carvão mineral. A participação no processo de seleção é gratuita e, a partir de agora, só pode ser feita por pessoa jurídica.
Os projetos inscritos nesse edital devem ser executados entre 1º de janeiro até 30 de junho, atendendo aos acordos de divulgação da Companhia. Mais informações pelo site da Companhia www.crm.gov.br, no menu sustentabilidade.

Região

Incrível como, de um momento para outro, a Fronteira passou a receber uma atenção tão significativa de parte das autoridades em diversos segmentos. Após o destaque conquistado na mobilização que resultou na aprovação da criação de free shops nos municípios de fronteira, começaram a pipocar em diferentes municípios reuniões para discutir os problemas das regiões limítrofes e buscar soluções para eles. Na semana passada, São Borja reuniu empresários e políticos dos municípios de fronteira para discutir a regulamentação dos free shops. Agora, no próximo dia 23, será a vez de Bagé sediar o 1° Encontro das Cidades da Faixa de Fronteira do Rio Grande do Sul. Será um encontro promovido pela Frente Nacional de Prefeitos, da qual o prefeito Dudu Colombo, de Bagé, é o Vice-Presidente para Assuntos das Cidades das Regiões Fronteiriças.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.