Urcamp sedia reunião do PAIUNG

Instituições de ensino integrantes do Paiung (Programa de Avaliação Institucional das Universidades Comunitárias Gaúchas) estiveram reunidas no campus da Urcamp de Sant`Ana do Livramento na sexta-feira, dia 9. Representantes de todas as universidades comunitárias do Estado compareceram para discutir as avaliações dos cursos de ensino superior, estratégias para contemplar os critérios exigidos pelos órgãos avaliadores e trocar experiências. Entre as instituições presentes estavam: Unifra, Unisc, URI, IPA, PUC-RS, UCS, Urcamp; campus de Bagé, Alegrete, Dom Pedrito, Sant`Ana do Livramento, Fevale, UPF, Unilasale, Unicruz e Univates.

Avaliação
Conforme a avaliação da reitora do campus de Sant`Ana do Livramento, Iara Lappe, um item importante tratado na reunião foi a busca pela diferenciação entre as universidades comunitárias e confessionais. Enquanto as primeiras não visam lucro e são voltadas a atender a demanda da comunidade, realizando assistência e eventos gratuitos para desenvolver o local onde estão inseridas, as demais presumem lucro e portanto possuem uma capacidade financeira maior de investimentos. “Atualmente, o MEC não considera essa diferença em seus critérios de avaliação”, pondera Lappe.
A coordenadora do Paiung, Nilce Fatima Scheffer, comentou sobre a relevância do encontro, lembrando que esses ciclos de reuniões vêm oportunizando, ao longo de sua trajetória, vários momentos de intercâmbios de informações entre as universidades. “Isso tem garantido que as instituições integrantes do Comung (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas) construam processos avaliativos cada vez mais fortes e comprometidos com a sua realidade comunitária”, afirmou.
A Programação para 2013 encerrou a pauta de discussão no encontro que contou ainda com a presença da reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.