Sexta-feira, 09 de Novembro de 2012

Climão

Os vereadores eleitos, ainda que acostumados com o ambiente político na Fronteira, andam meio assustados com o que têm visto nestes primeiros dias de contato com o exercício legislativo, antes mesmo de terem tomado posse. Na quarta-feira, por exemplo, foi preciso que um dos novos legisladores pedisse aos mais “experientes” que tivessem calma, tal era o nível de exaltação dos ânimos durante uma discussão sobre o aluguel de um prédio para instalação do anexo da Câmara.

Diz a lei

Mesmo após aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto sobre a redistribuição dos royalties do petróleo continua causando polêmica. Os representantes dos estados e municípios produtores de petróleo, que não querem a redivisão, tentam se pegar em qualquer coisa para evitar que se consuma a decisão legislativa. Um lapso no cálculo de porcentagem, na tabela proposta pelo Senado para repartição dos royalties de 2012 a 2020, é a base do novo bate-boca. A discussão é se o lapso constitui um erro formal, de redação, que pode ser corrigido no texto, ou um erro material, de conteúdo, o que obrigaria uma nova tramitação pelas duas Casas do Congresso.

Efeito

Tem gente que aposta que a repercussão da proposta de locação de um anexo levará o Legislativo como um todo a desistir de vez da ideia na reunião de hoje.

empreendedor

Com o retorno a Livramento do presidente do PT e primeiro secretário municipal anunciado pelo futuro prefeito, Fabrício Peres, depois de significativo período de afastamento em virtude de problemas familiares, o processo de transição retomou seu ritmo normal, exatamente conforme se esperava. Ontem, a equipe de transição nomeada pelo prefeito Wainer Machado e pelo prefeito eleito Glauber Lima teve mais uma reunião, já na sala disponibilizada pela atual Administração, na Casa de Cultura Ivo Caggiani, onde está instalada a Secretaria de Turismo. A reunião contou com a presença do vice-prefeito eleito Edu Olivera, e foi coordenada pelo próprio Fabricio. Os secretários de Planejamento, Sérgio Aragón, de administração, Zulmir Rasch, e de desenvolvimento, Robson Cabral, além do Diretor do Dae, João Carrets, passaram informações importantes sobre a atual situação da Administração Municipal.

Com foco no interesse coletivo

O prestígio dedicado por diversas autoridades da Fronteira à oitava edição do projeto “Conta Quem Faz”, que a Associação Comercial e Industrial  de Livramento-ACIL promove mensalmente, proporcionou, entre vários outros benefícios, a entabulação de discussões importantes sobre o futuro das relações  entre as duas cidades. À mesma mesa, sentaram o  intendente de Rivera, Marne Osório, acompanhado pelo secretário general Abílio Briz, e o prefeito eleito Glauber Lima, acompanhado por seu vice-prefeito Edu Oliveira. O presidente da ACIL, Sergio Oliveira, o diretor de A Plateia e RCC FM, Antônio Badra, e o jornalista Duda Pinto, também convidados para a mesa dos mandatários, testemunharam com satisfação a conversa entre Marne e Glauber a respeito da integração entre as duas cidades. Ambos garantiram que vão trabalhar juntos para promover as melhorias na linha divisória e também para o apoio mútuo entre as comunidades.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.