Inaugura hoje o CAPS- AD para dependentes químicos

A partir de hoje inicia suas atividades o Centro de Atenção Psicossocial para atendimento aos dependentes químicos da cidade, CAPS-AD. No local estará trabalhando 12 funcionários e uma equipe multi profissional composta por médico, psicólogo, enfermagem, nutricionistas. Além disso, os pacientes terão atividades físicas orientadas. Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Com a criação desses centros, se torna possível a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.

Funções do Caps

Entre as funções as funções estão prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos; acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário; promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais; entre outros. Os serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico, informa o Ministério da Saúde. O gestor público local
articulado com as outras instâncias de gestão do SUS, é quem terá as condições mais adequadas para definir os equipamentos que melhor respondem às demandas de saúde mental no município.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.