Em dois meses, o Centro de Atenção Psicossocial ao Usuário de Álcool e Outras Drogas – CAPS/AD registra uma média de 600 atendimentos

O CAPS/AD atende dependentes químicos, com o objetivo de recuperá-los e reinseri-los na sociedade, desenvolvendo esse trabalho com parceiros do setor público e privado

Caps/AD atende dependentes químicos, de segunda a sexta, das 8h às 14h

O Centro de Atenção Psicossocial ao Usuário de Álcool e outras Drogas – CAPS/AD está há dois meses servindo e atendendo os dependentes químicos, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

O serviço conta com uma equipe multidisciplinar de médico, psicóloga, nutricionista, profissionais na área de enfermagem e educador físico. Seu objetivo é oferecer atendimento a esta população, realizando um acompanhamento clínico e promovendo a reinserção social dos usuários, no intuito de que retomem suas atividades e fortaleçam seus laços familiares.


Coordenadora do CAPS/AD, Vanessa
Alves da Silva, falou sobre os serviços
prestados por esse órgão público

A enfermeira e coordenadora responsável pelo CAPS/AD, Vanessa Alves da Silva, falou para a reportagem de A Plateia sobre algumas informações básicas dos serviços prestados por esse órgão público.

A Plateia – Qual o perfil do público-alvo atendido?
Vanessa Alves da Silva - São dependentes químicos, de álcool, crack e tabaco, que é nosso maior número de atendimento, até o nível de dependência em uso de maconha e cocaína.

A Plateia – Quais as principais atividades que o CAPS/AD desenvolve para o atendimento aos usuários de álcool e outras drogas?
Alves – Basicamente, nosso trabalho refere-se ao acolhimento, que é o primeiro atendimento, tanto ao usuário, quanto à família e, posteriormente, conforme a necessidade, o paciente é direcionado aos serviços para tratamento. Tratamos o usuário e a família. É importante darmos esse suporte para os familiares, pois eles necessitam de orientação psicológica para lidar com o dependente químico. Num segundo momento, o usuário será encaminhado aos serviços, conforme sua necessidade para tratamento, para consultas com médico, na área de psiquiatria, psicóloga, nutricionista e enfermeiros. Nas terças e quintas-feiras, temos grupo de ajuda, das 10h às 11h, e também desenvolvemos grupos de atividade física, com um educador físico, das 9h às 10h. Outra atividade que proporcionamos é o grupo de autoajuda, com um facilitador especializado na área de enfermagem.

A Plateia – De que forma e como o usuário chega até o CAPS/AD?
Alves – O usuário chega por livre e espontânea vontade, e também chega até nós por encaminhamento de outros serviços. A origem do encaminhamento desses serviços é a partir de unidades básicas de postos de saúde, pronto-socorro e ordem judicial.

A Plateia – Quais as principais dificuldades que esse tipo de serviço possui, no momento?
Alves – No momento, nossa dificuldade principal é com relação à adesão do usuário ao tratamento, pois o paciente inicia e, na maioria das vezes, reincide no consumo de drogas.

A Plateia – Qual o número de atendimentos no mês?
Alves – Em dois meses, temos em média registros de 600 atendimentos. O CAPS/AD contabiliza todo o serviço prestado, ou seja: consultas nas áreas médica, psicológica e nutricional; acolhimento, que, na verdade, é o primeiro atendimento, quando o usuário chega à unidade; processos judiciais; apenados e atendimento familiar.

A Plateia – O CAPS/AD possui parceiros? Quais são?
Alves - Sim, temos parceiros, como a Santa Casa de Misericórdia, no setor de psiquiatria, disponibilizando 14 leitos para o encaminhamento dos usuários que atendemos para realizar processos de desintoxicação e também para reabilitação psicossocial, com o objetivo de reinserir esse indivíduo na sociedade. Outro parceiro é a AJORE – Associação Jovem Renascer, que encaminha pacientes para serem atendidos aqui no CAPS/AD. A secretaria Municipal de Assistência Social também realiza ações conosco.

INFORME-SE!
CAPS – AD
Rua João Manoel, 277.
Fone: (55) 3241-3123
Email: capsadlivramento@yahoo.com.br
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.