Assistência Social prepara ações para o Inverno

Poder Público programa alternativas solidárias aos moradores de rua

Mesmo faltando quase um mês para o inverno, a situação de moradores de rua se agrava com as baixas temperaturas dos últimos dias

Este último fim de semana foi de temperaturas abaixo de zero. Em Livramento, a estação meteorológica do Jornal A Plateia e da RCC FM registrou a mínima de -0,8 °C, às 6h 43min da madrugada de domingo. De acordo com a MetSul, foi a temperatura mais baixa em todo o território gaúcho.

A Secretaria de Assistência Social em meio a esta situação já começou a se movimentar junto à Secretaria de Saúde para amparar quem precisa, pois mesmo com temperaturas rigorosas nos últimos dias, o inverno tem seu início apenas no dia 21 de junho.

Enrique Lopes, Secretário Adjunto de Assistência Social

Segundo o Secretário Adjunto de Assistência Social, Enrique Lopes, as últimas semanas serviram para fazer o mapeamento das pessoas que estão na rua e junto à Secretaria da Saúde estão averiguando os casos mais graves. “Nosso trabalho em conjunto é para as pessoas que, além de estarem em uma situação precária, muitas vezes são usuárias de álcool e drogas” destacou. Um ponto negativo que é abordado pelo Secretário Adjunto é a resistência encontrada pelo assistente com as pessoas que moram na rua. Como exemplo, ele cita o idoso que morava em um barranco na subida do Bairro Planalto que foi recolhido pela Assistência Social e levado até um asilo. “Conseguimos encaminhá-lo para um lá, mas para nossa surpresa, ele manifestou a vontade de sair do abrigo. Essa condição de vida acaba com a auto-estima, e a inserção no meio social novamente é difícil. Este é um ponto a ser trabalhado”. Questionado sobre como serão as ações, ele completa: “vamos intensificar com os assistentes sociais e profissionais da saúde, incursões noturnas para tirar ou pelo menos amenizar a situação de moradores de rua” finalizou.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.