Quinta-feira, 01 de Novembro de 2012

Conversas cruzadas

Preocupados desde já com os contatos para atrair recursos e investimentos na melhoria da qualidade de vida da população santanense, já a partir dos primeiros dias de sua Administração, o prefeito e o vice-prefeito eleitos Glauber Lima e Edu Oliveira terão que atentar um pouco mais também para o processo de construção da base do futuro Governo e da chamada governabilidade. Ainda que tenha tempo até a conclusão do processo de formação da equipe administrativa, por exemplo, é importante desde já definir com que apoio o novo Governo vai poder contar para colocar em prática os projetos que defendeu durante a campanha e as novas propostas que poderá receber de vários segmentos da sociedade. Isso só acontecerá através de muita conversa, com o objetivo especial de esclarecer metas programáticas e também de dirimir dúvidas quanto a questões político-administrativas. A hora é agora. Depois que certos entendimentos, mesmo que errados, se sedimentarem, vai ficar difícil reverter algumas decisões.

Conversas cruzadas 2

Exemplo claro dessa situação pode estar sendo a provável decisão do Partido Progressista. Considerado inicialmente como um dos mais acertados parceiros do PT no novo governo, o partido reuniu seu diretório na noite de terça-feira. A posição foi contrária à participação do PP no governo petista.

Transparência

A atual direção do hospital Santa Casa de Misericórdia não quer apenas administrar os problemas que até hoje trancam o crescimento da qualidade dos serviços prestados pelo estabelecimento de saúde à comunidade santanense. O diretor administrativo, Adolfo Ferreira, informa que já está em franco desenvolvimento um Planejamento Estratégico que pensará o hospital para o futuro, e não apenas para a recuperação das deficiências eventualmente existentes hoje. O PE em elaboração já está sendo disponibilizado no site do hospital.

Pesquisa

O atual presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento-Comude, secretário Sérgio Aragón, já decidiu sua ocupação a partir de 1° de janeiro, quando deixa o Governo Municipal e o próprio Conselho: voltará a exercer suas atividades no campo da pesquisa e desenvolvimento de projetos no setor acadêmico. 

Um novo partido no cenário

O rescaldo das eleições não tem sido menos conturbado do que foi a própria campanha para a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores. Passado o pleito, de cabeça fria, chega a hora de serem feitas as necessárias avaliações sobre os erros e acertos cometidos no processo. Até aí, tudo tranquilo, porque é mais do que correto entender exatamente como as coisas aconteceram, até como parte de um processo de crescimento e qualificação. O problema é que, muitas vezes, dessas reavaliações resultam também algumas reações inesperadas. Menos de 30 dias depois da eleição, por exemplo, já surgem comentários sobre a possibilidade de uma debandada de um partido considerado histórico no município e que, apesar de não ter alcançado o Executivo, conseguiu uma representatividade importante no Legislativo. Os desentendimentos internos ocorridos durante a campanha, porém, teriam deixado sequelas bem significativas. Como existe a possibilidade de que alguns dos vereadores eleitos pelo partido venham a acompanhar essa debandada, a alterntiva que está sendo estudada é a da fundação de uma nova agremiação política em Livramento.

Satisfação

A derrota de Ico Charopen nas eleições para prefeito, e o fato de não conquistar nenhuma cadeira na Câmara Municipal, não diminuiu o ânimo do pastor André Pinheiro e de seus companheiros do PSC. Ao contrário, o grupo avalia muito positivamente a participação dos socialistas cristãos no pleito e já retomam o trabalho para firmar a agremiação no cenário político local. Um grupo de integrantes do PSC, inclusive, defende a possibilidade de que, apesar de ter integrado a coligação O Santanense Em Primeiro Lugar, que apoiou Ico, o partido venha a conversar com o novo governo – “para trabalhar em conjunto por Livramento”, conforme definiu um conhecido interlocutor da agremiação. Inclusive, se for o caso, ocupando cargos na equipe da Administração. “O PT procurou o PSC e nos convidou para estarmos juntos na campanha. Se havia esse interesse antes, é porque o partido tem gente boa e não há porque, agora, não ser considerada essa possibilidade”, justificou ele.

Orçamento

Já foi distribuído aos vereadores, por e-mail, o arquivo contendo o projeto orçamentário do Município para o ano de 2013. É o período para emendas visando suprimir, acrescentar ou adaptar programas, investimentos e despesas, entre outras iniciativas. O prazo limite para votação é 15 de dezembro – ou seja, daqui a 45 dias.

On-line

A Prefeitura Municipal está disponibilizando um portal para consulta e emissão de guias e demonstrativos de dívida de cadastros vinculados aos CPFs dos contribuintes. Quem quiser verificar sua situação, sem ter que enfrentar filas, pode acessar o site da Prefeitura de Livramento e verificar no link Cidadão On-Line.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.