A III Feira Binacional sediará o maior evento simultâneo de cinema do Brasil

 

Entre as diversas atividades programadas para a III Feira Binacional do Livro, que ocorre de 25 a 28 de outubro, está o Dia Internacional da Animação, celebrado em 30 países por meio da exibição de curtas-metragens desse gênero do cinema. Sant’Ana do Livramento e Rivera não vão ficar fora do circuito. A partir das 19h30 do dia 28 de outubro, no Espaço Livre III, da III Feira Binacional do Livro, haverá seção de cinema aberta ao público.

Segundo a responsável pela Mostra do Dia Mundial da Animação em Sant’Ana do Livramento e coordenadora do Núcleo Audiovisual Santanense (NAS), Fabiane Duarte, a Fronteira já recebe pela segunda vez a Mostra que, nacionalmente, chega a sua 9ª edição. Serão mais de 200 cidades participando dessa que é a maior Mostra simultânea de cinema, sob a organização da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Para a edição de 2012, foram inscritos 80 curtas-metragens de animação produzidos em vários estados brasileiros. Entre os concorrentes, foram selecionados 12 para participar da Mostra nacional que ocupará uma das duas horas reservadas para o evento. Serão exibidos os brasileiros: O Grande Evento, de Thomate; Cabeça de Papelão, de Quiá Rodrigues; Linear, de Amir Admoni, entre outros. A outra hora de filmes será destinada a transmitir produções de Portugal, Rússia, Bósnia, Bulgária, Austrália e Coreia do Sul.

Criada em 2002, pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), a Mostra ocorre no dia 28 de outubro para celebrar a data em que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, em 1892. “Essa foi a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo”, lembra Duarte.

O evento acontece graças ao esforço coletivo de voluntários somado ao patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. As exibições simultâneas contam, ainda, com a parceria da ASIFA, para a divulgação dos filmes brasileiros pelo mundo, da ABCA para a realização do evento no Brasil. Em nível local, recebe apoio do NAS, do Cinema Internacional e da Comissão organizadora da III Feira Binacional do Livro.

Ficou com vontade de saber mais sobre esse divertido gênero do cinema? Anote a dica de bibliografia, sugerida pela responsável pelo evento na Fronteira: A arte da animação: técnica e estética através da história, de Alberto Lucena Júnior. 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.