Projeto reúne mulheres no Núcleo de Estudos Fronteiriços

Selecionadas fazem parte do projeto capitaneado pelo IFSul, que conta com a parceria de entidades brasileiras e uruguaias, e já iniciaram as atividades

Mulherese selecionadas para participar do projeto Mulheres Mil iniciaram as atividades com uma apresentação formal, que ocorreu na sede do Núcleo de Estudos Fronteiriços, em Livramento

Oportunida- des, valorização, recuperação da auto-estima, novas chances, enfim. Todas essas palavras, além de um sem fim de outras, foram ditas e ouvidas no primeiro encontro que reuniu as selecionadas do Brasil e Uruguai, que participarão do projeto Mulheres Mil. Sob a batuta da coordenadora do IFSul – Instituto Federal Sul Rio-Grandense, campus de Sant’Ana do Livramento, e coordenadora do projeto, professora Alcione Maschio, as 38 mulheres foram apresentadas e conheceram um pouco mais sobre o tema. Nas próximas semanas, até o ano que vem, elas irão participar de oficinas cujos temas vão desde vivências e contextos das mulheres, até cursos de informática, políticas públicas, etc. Para a coordenadora do projeto, esta é uma oportunidade para as selecionadas, todas em situação de vulnerabilidade social, aprenderem um pouco mais e buscar, inclusive, inserção no mercado de trabalho. 

Atividades 

Durante quatro horas, na última quarta-feira, as mulheres se conheceram e receberam informações sobre o que as espera ao longo dos meses. “Elas terão aulas de matemática contextualizada, expressão e comunicação, litertura e gênero, tudo isso em 277 horas/aula, que temos certeza que farão muito bem a cada uma delas”, frisou Alcione. O próximo encontro das Mulheres Mil está previsto para a próxima terça-feira, no Núcleo de Estudos Fronteriços, no centro de Sant’Ana do Livramento. 

Mulheres Mil

O Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. O programa também contribuiu para o alcance das Metas do Milênio, promulgada pela ONU em 2000 e aprovada por 191 países. Entre as metas estabelecidas, estão a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade entre os sexos, autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental.

Por Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.