Programa Mulheres Mil é apresentado em Sant’Ana do Livramento

Cerca de cem mulheres serão selecionadas para receber qualificação através do projeto que inicia em agosto

A Assistente Social Blandina Molinari falou sobre a expectativa do programa que será implantado em Sant’Ana do Livramento ainda no mês de agosto, e que visa atingir mulheres que atualmente encontram-se em situação de vulnerabilidade social e que carecem de maior atenção. Para Blandina, o resultado deverá ser positivo também pelo pioneirismo da ideia que está para ser colocada em prática em Livramento e em Rivera

Após ser selecionado através de uma chamada pública nacional, o Instituto Federal Sul Rio Grandense – Ifsul, campus de Sant’Ana do Livramento, irá desenvolver atividades através do programa Mulheres Mil. A iniciativa vai tornar possível a qualificação profissional de 100 mulheres em situação de vulnerabilidade social, com a finalidade de prepará-las para o mundo do trabalho, além de ampliar a sua escolaridade. De acordo com a Assistente Social Blandina Molinari, que atua junto ao CRAS do Prado, o projeto trata de um trabalho pioneiro no País por ser o primeiro a ser implantado a nível binacional, tendo como público mulheres brasileiras e urugaias. A prefeitura municipal, através das secretarias de Assistência Social, Educação, Cultura e Saúde, e da coordenadoria de políticas públicas para mulheres, são parceiras do programa, assim como instituições e órgãos governamentais do país vizinho – Inau, MIdes, Inmujeres, Utu e outros. O projeto foi apoiado para sua elaboração após reunião do Comitê Binacional de Assuntos Sociais, formado por técnicos sociais de Sant’Ana do Livramento e Rivera, comitê este que vem desenvolvendo atividades há um ano, com reuniões mensais para tratar assuntos sociais de pessoas em situação de vulnerabilidade social, indocumentada e de residência ilegal na área da Fronteira. Ainda de acordo com Blandina, o projeto desenvolvido pelo IFSUL em parceria com o Governo Federal disponibilizará recursos no valor de R$ 100 mil reais para atender 100 mulheres de ambas cidades-gêmeas, visando o fortalecimento de vínculos sociais e o desenvolvimento educacional das mesmas.

Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.