CREA-RS realiza visita técnica ao Complexo Eólico Cerro Chato

Participarão do evento, o presidente do Conselho, engenheiro Luiz Alcides Capoani; o conselheiro federal pelo RS, engenheiro Melvis Barrios Junior; além dos inspetores representantes do CREA-RS na região

Uma equipe do CREA-RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul) realiza, nesta quinta-feira (11), a partir das 15h, visita técnica ao Complexo Eólico Cerro Chato, em Livramento. Participarão do evento o presidente do Conselho, engenheiro Luiz Alcides Capoani; o conselheiro federal pelo RS, engenheiro Melvis Barrios Junior; além dos inspetores representantes do CREA-RS na região.

O complexo, que começou a ser construído em junho de 2010, em abril deste ano teve concluída a montagem do primeiro, de um total de 45 aerogeradores.

Formado pelo consórcio Eletrosul (90%) e Wobben (10%), o complexo tem capacidade instalada de 78 megawatts (MW) e foi viabilizado através do último Leilão de Energia Nova (A-3), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado em agosto de 2009.

Os parques Cerro Chato IV (10 MW), V (12 MW) e VI (24 MW), Ibirapuitã (24 MW) e Cerro dos Trindade (8 MW) estão sendo erguidos em áreas vizinhas a outros três parques, que compõem o Complexo Eólico Cerro Chato, cuja implantação já está em fase final.

Os primeiros aerogeradores começaram a operar em maio de 2011 – uma antecipação de 14 meses em relação ao prazo estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A estimativa de geração no Complexo Eólico Cerro Chato para este ano é de 300 gigawatts-hora (GWh), o que reforça o suprimento de energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Produtividade 

A grande aposta da Eletrosul tem sido no potencial dos ventos do extremo sul do Brasil, onde as condições são excelentes para o aproveitamento da energia eólica. A decisão de investir no Sul foi acertada, pois o Complexo Eólico Cerro Chato tem tido uma produtividade superior à estimada em projeto.

A Eletrosul, junto de parceiros estratégicos, investiu e está investindo mais de R$ 2,1 bilhões na construção de quatro grandes complexos eólicos, cuja capacidade instalada – 570 megawatts (MW) – representa 37% da geração eólica atual do Brasil: energia que atende o consumo de mais de 3,7 milhões de habitantes. 

SERVIÇO

O QUE? Visita Técnica ao Complexo Eólico Cerro Chato
ONDE? Sant’Ana do Livramento
QUANDO? 11 de outubro, a partir das 15h

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.