Evento promoveu a inclusão de pessoas com deficiência

Grupo de deficientes auditivos que estava presente na ocasião


Vera Lucia Barreto Trevisã, professora do curso normal e educadora especial

Dentre os que prestigiaram o evento, estava um grupo de alunos deficientes auditivos, e segundo Vera Lucia Barreto Trevisã, professora do curso normal e educadora especial, eles também têm que estar por dentro de tudo o que acontece na escola, no município, pois não é pelo motivo de não ouvirem, de terem uma deficiência, que eles devem ser excluídos. “Eles fazem parte da sociedade, portanto, têm todo o direito de estarem por dentro do que ocorre à volta deles”, destacou a professora. Vera ainda ressaltou que para eles terem um acesso melhor aos conteúdos, foi aprovada a contratação de intérpretes para as salas de aula.

 

A intérprete, no momento da solenidade, era a professora Ivone Gonzales, educadora especial e atualmente intérprete docente da Língua Brasileira de Sinais, que salientou que ali tinha um grupo misto, de alunos, de várias faixas etárias e diferentes níveis de escolaridades do Ensino Médio, Ensino Fundamental e alunos do Curso Normal. Na ocasião, a professora especial da sala de recursos fez a interpretação para os alunos deficientes

Ivone Gonzales, educadora especial e atualmente intérprete docente da Língua Brasileira de Sinais

auditivos, porém a escola ainda não tem um intérprete. “A princípio, quando acontece esse tipo de evento, a gente faz a interpretação, até mesmo para não excluir os alunos, é um momento emocionante, e eles se sentem felizes por poderem participar”, esclareceu ela. A professora disse, ainda, que os alunos estão inclusos na sala de aula regular sem intérprete, sendo um esforço muito grande por parte dos educandos, da família e dos educadores que não sabem LIBRAS, e mesmo que alguns saibam não têm a possibilidade de falar duas línguas ao mesmo tempo. “Ninguém fala inglês e português simultaneamente”, frisou a professora, que interpretou aos alunos as palavras do governador, do prefeito, da diretora da escola, do secretário estadual da educação, entre outros. “Cada um é capaz da sua maneira, não é porque não têm a audição que vão ser incapazes de exercer profissões”, finalizou Ivone.

 

 

 

 

 Representantes da Vertente da Canção Nativista entregam troféus Tarso Genro

Entrega dos troféus


Erick Bastos Rodrigues, Presidente da 8ª edição da Vertente da Canção Nativista e Victor Pereira Alves, vice-presidente da 8ª edição da Vertente da Canção Nativista

Na ocasião, foi feita uma homenagem singela ao Governador do estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e ao Secretário da Educação, José Clovis de Azevedo. Eles foram presenteados com troféus, do ano anterior, da Vertente da Canção Nativista. O Projeto da Vertente da Canção Nativista Estudantil está programando sua 8ª edição, e irá se realizar nos dias 8, 9 e 10 de novembro.
“Fizemos essa entrega simbólica ao governador, para ele se sentir acolhido em nossa escola, e foi uma honra poder estar entregando os troféus, em mãos, a ele” Erick Bastos Rodrigues, Presidente da 8ª edição da Vertente da Canção Nativista.
“Fizemos mais uma homenagem ao nosso governador, para ele ver que nosso projeto está em andamento e vai se realizar novamente este ano. O projeto está no mesmo formato de todos os anos, vai se realizar em novembro, no ginásio da escola Liberato, e provavelmente terá novidades nos dias antecedentes a sua realização” Victor Pereira Alves, vice-presidente da 8ª edição da Vertente da Canção Nativista.

 

 

JOSÉ CLÓVIS AZEVEDO, Secretário de Educação/RS

A escola, hoje, não é mais o lápis e o quadro negro. É a lousa digital, o equipamento de informática, é o trabalho em grupo, o conhecimento em rede. A escola precisa se atualizar e se colocar em conformidade com os tempos contemporâneos, e é justamente isso que nós estamos realizando em nível estadual. Estamos aqui, hoje, trazendo a possibilidade de darmos os primeiros passos para colocarmos a rede estadual de Sant’Ana do Livramento nos tempos novos, isso é importante e tem que ser revertido na melhoria das condições para os nossos alunos. Temos hoje, aqui, um dos mais altos índices de reprovação e evasão – mais de 24% a 25% de reprovação – é uma tendência muito antiga, mas temos que reverter. Precisamos de formação continuada de nossos professores, acesso as novas tecnologias, os professores em movimento em todo o Estado. Nós temos que assumir o compromisso de melhoria de aprendizagem de nossos alunos. A responsabilidade primeira é do Secretário de Educação, da Coordenadora Regional, da diretora da escola e dos professores. É claro que a família é importante e precisamos também atuar com ela. A função da escola é ensinar e quando alguém não aprende é porque está falhando um elo, a função não está sendo cumprida no nosso sistema educacional, mas nós temos que fazer nossa parte da melhor forma possível” – referiu o titular da pasta de Educação do governo gaúcho, em sua manifestação.

MEIRE GARAGORRY, Coordenadora da 19a CRE

A entrega dos tlablets é muito importante, porque oferece aos professores um novo instrumento de trabalho para que eles possam qualificar cada vez mais suas atividades docentes, dentro das salas de aulas, com os alunos, promovendo o conhecimento. É  também é uma forma de valorizar o profissional da educação, dando a ele condições para um trabalho de qualidade. Nesse momento, estamos dando suporte para que estes professores se qualifiquem. Todos eles receberão as informações e instruções necessárias para autilização dos equipamentos que receberam hoje. Serão duzentos e setenta e oito professores que irão receber os tablets em toda a região da 19ª CRE, em todas as escolas de Ensino Médio. Esse projeto visa proporcionar uma ferramenta para que o professor tenha um suporte tecnológico para qualificar as suas aulas e trabalhar junto com o aluno, expandir esses recursos que a tecnologia oferece para o benefício de todos e a serviço da educação. Penso que é um trabalho de grande envergadura, pois estamos colocando a escola e a prática do professor em outro patamar” – manifestou a titular da 19ª Coordenadoria Regional de Educação, Meire Torres Garagorry.

GLAUBER GULARTE LIMA, Prefeito Municipal

O prefeito municipal enfatizou a importância da presença do Governador na ação que se efetivou ontem. Deixou claro que a municipalidade está muito satisfeita com a relação institucional com o governo riograndense. Recordou o período em que esteve em Porto Alegre, trabalhando para o governo gaúcho, na Secretaria de Educação. “Mais uma vez, o governador Tarso Genro nos abrilhanta com boas notícias, quero saudar a todos os secretários, e dizer que nós seremos eternamente agradecidos por tudo o que o senhor tem feito por nós. Constituímos com o senhor, como ministro da Educação, no governo do presidente Lula, a Universidade Federal do Pampa, comprometimento seu com a educação. Também o Prouni. Agradecemos muito, e dentro de um ano, ano e meio o mais tardar, estaremos inaugurando mais uma instituição de ensino, uma escola técnica estadual. É a demonstração do compromisso do governo do Estado com a nossa região. Temos a inaugurar o primeiro telecentro binacional e o senhor estará aqui, inaugurando, com o presidente Pepe Mujica, se assim for possível, essa iniciativa inédita no mundo, que vai fornecer internet gratuita, inclusive para os cidadãos em pleno parque Internacional”.

JANDAHYR CURBETI, diretora da IEE Prof. Liberato

Nossa escola é a primeira em Sant’Ana do Livramento a ter oferecido o Ensino Médio gratuito, o que só havia em escolas particulares, segundo é possível resgatar na própria história da educação, em âmbito de município. Acredito piamente que, por isso, a escola, o nosso conceituado e conhecido Estadual, o Instituto Estadual de Educação Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha, foi escolhido para essa entrega simbólica dos tablets aos professores, por parte do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Também pelo empenho dos professores, dos funcionários e dos alunos. Hoje, fomos contemplados com a presença das autoridades do Estado, em especial do nosso governador Tarso Genro. É gratificante para nós, nos envaidece realmente, falando em nome de toda a comunidade escolar do Liberato, porém sabemos que não dá para parar por aqui, uma vez que esses acontecimentos servem como estímulo, ou para dizer no linguajar popular, para nos dar um gás. E assim, com esse novo projeto, continuarmos fazendo nosso trabalho com carinho, respeito e dedicação. Então, quando fomos escolhidos, pensamos que, convictamente, podemos ter a certeza de que nosso trabalho está dando certo e está sendo reconhecido” – ressaltou a diretora Jandahyr Curbeti.

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.