Secretaria presta contas à cidadania

Valmir Silveira, titular da pasta, apresenta números sobre as ações e atendimentos realizados

Público presente no plenário da Câmara de Vereadores assistiu às explanações do titular da Saúde, Valmir Silveira

Seguindo previsão da legislação vigente, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na última semana, a Prestação de Contas referente ao 2º trimestre deste ano, com destaque para investimentos em obras e serviços à população santanense.

Durante explanação de cerca de uma hora na Câmara de Vereadores, o titular da pasta, economista Valmir Silveira, sustentou a necessidade de informar aos presentes das inúmeras ações desenvolvidas sem receber repasses constitucionais suficientes dos governos estadual e federal, tendo os municípios de assumirem responsabilidades para garantir o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Valmir assegurou que a Mortalidade Infantil está com os melhores índices da região e do Estado, acrescentando que as internações de crianças na pediatria do hospital Santa Casa diminuíram aproximadamente 55%, segundo assegura a chefe da pediatria e maternidade da instituição, enfermeira Valéria Gomes.

Programas como PIM, PAISM, coleta de CPs (Papanicolau) em todas as Unidades Básicas de Saúde, saúde da mulher, agentes comunitários de saúde, agentes de campo de prevenção à dengue, SAE/DST/AIDS com vários serviços preventivos como projeto caminhoneiros, Saúde Preventiva nas Escolas – SPE, diagnósticos de hepatites, programa gravidez na adolescência, inverno gaúcho, CAPS com serviço psicossocial e álcool e drogas, vacinação com todas as metas atingidas, condicionalidades do Bolsa Família, atendimentos odontológicos, fonoaudiólogos, fisioterapias, atendimento com a unidade móvel aos pacientes da área rural, disponibilização de todos os medicamentos previstos no Rename Municipal, disponibilização de consultas com recursos próprios municipais em diversas especialidades que são de competência do Governo do Estado como por exemplo, cardiologia, proctologia, oncologia, pneumologia, otorrino e neurologia, além de exames de mamografias, ecografias, tomografias, ressonâncias magnéticas, entre outros, foram desencadeados durante os últimos oito anos no município, “contando com ação e apoio incondicional dos incansáveis servidores da Secretaria Municipal de Saúde” – destacou Silveira.

Para isto, conforme ele, foi necessário fortalecer a capacitação de servidores, aquisição de micro-ônibus, VANs, quatro ambulâncias e vários veículos para renovar a frota de veículos para melhorar a qualidade no atendimento e segurança do motorista e dos pacientes.

“Realizamos as Prestações de Contas rigorosamente em dia, diferentemente de quando assumimos o governo, que estava no CADIN, com mais de 100 pendências com o Governo Estadual, e o Conselho Municipal de Saúde havia rejeitado as contas de 2002, 2003 e 2004, com problemas identificados pela falta de medicamentos básicos para a população, sem a contratação de médicos concursados, nem odontólogos, nem fisioterapeutas, nem farmacêuticos, nem nutricionistas e muito menos enfermeiros padrão” – finalizou o titular da pasta.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.