Mercado de trabalho absorve mão de obra cada vez mais estressada, aponta pesquisa

Permanecer atento aos sinais que revelam um trabalhador cada vez mais nervoso pode ser uma ferramenta importante

Para o gerente Luciano Peres, a fórmula simples para o combate ao stress se resume em separar problemas pessoais dos profissionais

São horas e mais horas de trabalho. Momentos importantes, em algumas profissões, pelos quais o trabalhador é obrigado a ficar longe dos amigos, familiares. Datas marcantes que são comemoradas por fotografias ou lembradas apenas através dos telefonemas e comentários posteriores. Esses são alguns dos itens que compõem a lista apresentada por boa parte dos trabalhadores que responderam a uma pesquisa que aponta que quatro em cada dez trabalhadores brasileiros estão mais estressados do que no ano passado. Os números foram apresentados pela empresa Regus, organização que apresenta soluções para escritórios no mundo todo, com cerca de mais 16 mil pessoas. Com base nas informações, a reportagem do Jornal A Plateia foi às ruas ouvir alguns santanenses para saber se eles se sentem desconfortáveis em seus postos de trabalho. Questionados sobre a causa do stress, alguns apontaram que os grandes vilões são o trabalho, em primeiro lugar, as finanças, em segundo, e os clientes em terceiro. Os dados forçam, inevitavelmente, uma reflexão que se torna cada vez mais necessária em um universo de competição acirrada e de busca constante pelos melhores resultados. A conquista das metas traçadas pelas gerências, os horários a cumprir e a necessidade de aperfeiçoamento constante também são causas do stress que atinge, atualmente, um grande número de pessoas. 

Consciência tranquila

“Fazer o que é certo, o que se gosta. Estar entre pessoas positivas e não misturar questões pessoais com as profissionais”. Esta é a receita do gerente da filial de uma grande rede de eletrodomésticos em Sant’Ana do Livramento e que possui filiais esparramadas por todo o Brasil. Para Luciano Peres, 39 anos, o stress no trabalho somente é causado quando as pessoas esquecem a necessidade de administrar bem o seu tempo. “Temos metas a cumprir, é verdade, mas temos tempo para isso. Gerenciar bem o tempo é fazer com que ele sobre para aproveitar as coisas positivas que existem além do trabalho”, frisou ele. Luciano Peres ainda falou sobre a importância da escolha de uma área certa para atuar e que esteja nos planos das pessoas. “É muito importante a gente fazer o que gosta. Atuar em uma área da nossa preferência nos dá muito mais prazer e, assim, as chances de viver estressado se reduzem drasticamente”, afirmou.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.