Quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Esperança desconfiada

O mesmo sentimento de euforia pela concretização do projeto de inclusão digital implantado pelo Governo do Estado, que começou ontem a distribuir um computador para cada aluno da rede estadual em Livramento, também teve como contraponto um certa dose de desconfiança por parte dos diretores das demais escolas estaduais no município – o que é perfeitamente compreensível. Todas as razões que se tem para comemorar esse importante benefício – que tranquilamente pode-se considerar um sonho realizado para a absoluta maioria dos alunos – igualmente suscitam um misto de esperança e temor nas demais escolas. É importante reconhecer o esforço realizado pelo vereador e ex-diretor de Articulação com os Municípios da Secretaria de Educação do Estado, Glauber Lima, para antecipar a inclusão de Livramento no projeto “Província de São Pedro”. Conseguiu-se, inicialmente para a tradicional escola General Neto. Os alunos das demais escolas deverão receber seus computadores na sequência, com data limite do mês de março do ano que vem. A princípio, não há razão para temer que o processo sofra alguma solução de continuidade, mas, como reza a sabedoria popular, gato escaldado tem medo de água fria. Tomara que esse temor não se confirme e o dedicado trabalho para trazer esse benefício para Livramento não venha a ser maculado por algum entrave burocrático qualquer.

20 minutos

A escola estadual Nossa Senhora do Livramento promove, na manhã desta quarta-feira, um painel com a participação dos candidatos a Prefeito. A ideia é evitar um debate direto entre as propostas, mas, certamente, professores, pais e alunos do ensino médio – em idade opcional de voto – vão ter oportunidade de avaliar bem os concorrentes: a cada um, será dado tempo de 20 minutos para que se apresentem, contem um pouco de sua trajetória política e façam o detalhamento de seus planos de governo. Programação semelhante está sendo organizada pela escola Hector Acosta, para o próximo dia 25.

Acordo perigoso

Depois das várias manobras que se viu serem feitas em Brasília para impedir a aprovação em caráter terminativo do projeto de lei que cria os free shops nos municípios de fronteira, chega a assustar os termos do acordo feito ontem, por intervenção da presidente Dilma Rousseff. A decisão de remover o entrave da EVN-Exportação do Varejo Nacional através de emenda que obrigará o retorno do projeto para a Câmara dos Deputados, tanto pode realmente agilizar a tramitação, quanto transformar-se em um obstáculo definitivo. Tomara que realmente passe com tranquilidade pela votação na Câmara.

Garantias presidenciais

Dois aspectos oferecem certa tranquilidade à comunidade santanense, especialmente ao grupo de empresários que vem acompanhando de perto a tramitação do projeto. O presidente licenciado da ACIL, Sergio Oliveira, recebeu por telefone a garantia de que a presidente Dilma propôs-se a intervir pessoalmente para viabilizar os votos necessários para a aprovação. O presidente da Câmara, Marco Maia, que é autor do projeto, garantiu que a matéria entra na pauta na próxima semana.

Surpresa

Ou o PT santanense estava guardando a sete chaves o projeto de implantação de uma escola técnica no bairro industrial, ou o anúncio feito ontem pelo secretário José Clóvis de Azevedo foi uma grande surpresa, inclusive para o  comando local do partido – e para os coordenadores da campanha.

Força

A campanha eleitoral entra em sua fase derradeira. É o momento em que as candidaturas  precisam mostrar viabilidade. Por isso, intensificam-se as carreatas e atos públicos destinados a reunir grandes quantidades de pessoas. É a reta final.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.