Afinal, projeto entra na pauta hoje

Dia 11 foi de várias reviravoltas, com pelo menos cinco mudanças, até que solução foi negociada com o governo

Frederico Antunes, Marco Maia e a senadora Ana Amelia Lemos, ontem, em Brasília, momentos após a reunião

O projeto de lei (PLC 11/2012) que autoriza a instalação de lojas francas nos municípios de fronteira, permitindo a venda de mercadoria nacional ou estrangeira, nas cidades caracterizados como gêmeas de cidades estrangeiras na linha de fronteira, será votado nesta quarta-feira (12), no Senado.

A definição ocorreu em reunião com a presença da relatora da matéria, senadora Ana Amélia (PP-RS), do presidente da Câmara e autor da iniciativa, deputado Marco Maia (PT-RS), do Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Free Shops em Cidades de Fronteira, deputado Frederico Antunes, e do líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), ontem (11).

A matéria será analisada, inicialmente, na Comissão de Assuntos Econômicos, a partir das 11h, sob a relatoria da senadora Ana Amélia, quando deverá ser aprovada com emenda suprimindo o artigo que prevê a adoção do Regime Aduaneiro Especial de Exportação pelo Varejo Nacional (EVN), o qual prevê a restituição de impostos ao turista estrangeiro antes de sua volta a seu país. Depois disso, conforme acordo feito na reunião desta terça-feira, a matéria será votada em Plenário, ainda na quarta-feira. Conforme entendimento dos líderes, a matéria segue para ser apreciada em fase terminativa, na próxima semana, no Plenário da Câmara dos Deputados.

A senadora Ana Amélia destacou o esforço do presidente da Câmara, Marco Maia e o entendimento buscado pelos senadores Delcídio Amaral (PT-MS), presidente da CAE, e Eduardo Braga, líder do governo, para chegar a essa definição. O projeto é considerado essencial pela parlamentar para ajudar no desenvolvimento das regiões de fronteira, hoje desassistidas.

sem DELONGAS, à Câmara

A votação estava inicialmente prevista para o dia 7 de agosto, porém um pedido de vista do líder do governo adiou a decisão para o dia 28 de agosto. Porém, na nova data prevista, houve um apelo do governo para que a votação fosse novamente transferida. “As cidades do outro lado da fronteira, que possuem regimes tributários diferenciados e mais favoráveis, atraem brasileiros de toda a região, que deixam de comprar no Brasil para lá adquirir uma grande variedade de bens. Muitas pessoas perderam o emprego e a situação dos comerciantes brasileiros é complicada”, avalia a senadora. O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação dos Free Shops nas Cidades-Gêmeas de Fronteira, deputado Frederico Antunes, e lideranças gaúchas têm acompanhado o processo para sensibilizar os parlamentares em relação à importância da matéria. No Brasil, 28 municípios terão a possibilidade de instalar free shops. Dez deles no Rio Grande do Sul: Chuí, Sant’Ana do Livramento, Uruguaiana, Quaraí, Aceguá, São Borja, Itaqui, Jaguarão, Porto Xavier e Barra do Quaraí.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.