Trabalho sobre Fruticultura em Livramento recebe menção honrosa em congresso da Unisinos

A acadêmica da unidade da UERGS de Sant’Ana do Livramento, Flávia Dornelles, foi premiada com a Menção Honrosa do Congresso na área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Da esq. para a dir.: a estudante Flávia Dornelles e o coordenadora do campus da Uergs em Livramento, Anor Menine Guedes

“Sabemos o que muitos sabem, mas não apontam. Fui aprovada para bolsista em um projeto de análise e diagnóstico da fruticultura no município, e estamos descobrindo quais famílias praticam e onde praticam, ou seja, um estudo de viabilidade econômica”. A empolgação para revelar os dados colhidos e o conhecimento adquirido durante o tempo de pesquisa revelam o perfil da jovem estudante Flavia Dornelles, aluna do 7ª semestre do Curso de Tecnologia em Agroindústria da Uergs – Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, campus de Sant’Ana do Livramento. Desde março, a acadêmica mergulhou em um universo que carece de respostas para suas demandas e tem, já revelado em estudos anteriores, potencial para contribuir de forma significativa, com as melhorias que a economia do município precisa, e merece. “Este estudo de viabilidade ainda está em andamento e será concluído no fim do ano. Este trabalho, que apresentamos no congresso da Unisinos, foi levado com os dados coletados até o momento, através das visitas com os produtores. Conversamos com as pessoas, Associação de Fruticultores, e detectamos alguns problemas, como a falta de infraestrutura. Há a falta de canal de comercialização, por exemplo, em alguns pontos que produzem muito e não conseguem vender”, revelou Flávia. De acordo com a estudante, a fruticultura ainda é vista na cidade apenas no que tange à viticultura, quando, na verdade, existem outras frutas sendo produzidas em grande quantidade, como pêssego, figo, além dos cítricos. “Fizemos um levantamento dos zoneamentos agroclimáticos para esta produção, de acordo com os dados da Embrapa, e verificamos que todas as culturas estão aptas ao município e em locais aptos também, ou seja, temos todas as condições para desenvolver a fruticultura”, salientou Flávia Dornelles.

Organização e mercado
Ao ser questionada sobre a viabilidade da fruticultura em

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.