Prefeito enfatiza trabalho para reduzir índices de mortalidade infantil registrados no município

O prefeito Wainer enfatiza a redução da mortalidade infantil

Em uma década o município conseguiu interomper o índice crescente de mortalidade infantil, tendo após um ápice de 2004, registrado um novo crescente no ano de 2010 – depois de quatro anos em queda. Os dados mostram que a retomada do decréscimo se deu no ano passado, havendo intensificação no trabalho com vistas a este ano e aos próximos.

Segundo informou o prefeito Wainer Machado na última sexta-feira, acompanhado pelo titular da pasta de Saúde, Valmir Silveira, as ações nesse segmento estão sendo implementadas visando manutenção dos índices de queda. O prefeito e Silveira destacaram o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade para que a redução da mortalidade infantil chegue a números anteriormente nunca batidos.

O chefe do Executivo Municipal, Wainer Machado, destacou que em 2004 os números chegaram a uma alta significativa, tendo havido implementação de ações em 2005 no sentido de reduzi-los.

“Antes de assumirmos o governo, a taxa de mortalidade infantil que estava sendo registrada no município de Sant’Ana do Livramento ultrapassava os 28% de crianças que vinham ao óbito antes de completar seu primeiro ano de vida. Nós, de posse dessas informações, começamos a trabalhar de forma constante com a finalidade central de conseguir a redução progressiva nesses índices, que eram alaramentes. Através de um trabalho consistente com a implantação de Programas Municipais como o PIM (Primeira Infância Melhor) e PAISM (Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher), reduzimos estes números consideravelmente, mostrando nossa preocupação com a vida de nossas crianças”, disse o prefeito, acrescentando que também foram combinados com esses dois programas, os focos de ações em saúde promovidos pela Secretaria Municipal que cuida do setor.

O prefeito Wainer Machado divulgou, inclusive, um gráfico, embasado em dados registrados ao longo dos anos pela Secretaria de Saúde do estado, os quais demonstram que Sant’Ana do Livramento vem a cada ano reduzindo os casos de óbitos de crianças.

Trata-se, conforme o prefeito, de uma análise que registra, nas três primeiras colunas, a mortalidade infantil verificada em Livramento nos anos 2002 até 2004; sendo que a partir da quarta coluna estão os dados referentes ao ano de 2005 em diante. 

Secretário Silveira afirma que elevação ocorreu em função do crack

Oscilação 

Conforme o Secretário de Saúde, Valmir Silveira, o gráfico tem uma oscilação no ano de 2010. A pasta buscou investigar o motivo desse ápice, já que os dados anteriores vinham registrando decréscimo. “Procuramos apurar o que havia acontecido e percebemos que quando o uso de drogas pesadas infestaram o país, especialmente o crack – sendo este um dos principais fatores – ocorreram elevações no número de mortes, consequentemente impactando nos númerosda taxa de mortalidade infantil não somente em nível municipal, mas também estadual e nacional, já que muitas adolescentes tornaram-se dependentes químicas, deixando de realizar o acompanhamento adequado.

Ainda de acordo com Valmir Silveira, o ano de 2012 ainda não foi computado, levando em conta que o mês corrente é setembro, porém, até o momento apenas 4% das crianças nascidas a cada mil, chegaram ao óbito, colocando o município como exemplo em nível nacional.

“Estamos trabalhando com continuidade” – finaliza ele.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.