Polo Municipal Universitário EAD realiza primeira mostra de trabalhos

Alunos de cursos técnicos, graduação e pós-graduação expuseram seus trabalhos e explicaram como funciona a modalidade de educação a distância 

O tutor e também aluno do polo André Peter contou que a mostra nasceu de uma ideia surgida pelos colegas para contemplar as homenagens ao aniversário de sete anos do polo e mostrar para a população em geral o que se faz em um polo a distância. A Mostra envolveu os cursos técnicos da rede ETEC, os cursos de formação de professores REGESD e cursos de pós graduação, principalmente na área de TIC e mídias na educação. “A ideia é mostrar para todos o que se faz num polo, que é uma instituição municipal, que neste momento é sediada fisicamente na Unipampa e a ideia é fazer esta ligação com a população municipal”, enfatiza.

Beatriz Dutra Silva, coordenadora do Polo Municipal Universitário EAD, explicou que estava maravilhada, encantada de ver a qualidade dos alunos, dos cursos existentes no polo. “essa mostra me surpreendeu porque os tutores organizaram, definiram na reunião de planejamento o que fizeram, mostrando o que o polo tem produzido nesses sete anos. Para mim foi uma grande surpresa, pois hoje pude passear pela mostra como ouvinte, visitante de cada trabalho, ouvindo os alunos falarem. Esses sete anos que o polo está aqui valeram a pena”, destaca.

A turma de Especialização Tecnologia da Informação e Comunicação é formada por cerca de 40 alunos de diversas cidades, como Uruguaiana, Quaraí, São Gabriel, Santa Maria e Livramento. Os alunos estão no 3º semestre e próximos a conclusão do curso. 

O curso de Bacharelado em Administração Pública possui 20 alunos e oito semestres, contando com algumas atividades presenciais e formará profissionais para atuar na área da gestão pública, dentro de qualquer uma das três esferas do poder. Segundo os alunos, o curso exige dedicação, persistência e busca pelo conhecimento. 

As alunas de Licenciatura em Matemática lembraram que não é um curso fácil de ser realizado na modalidade a distância, mas que as fez aprender a pesquisar, ser solidário, compartilhar conhecimento e aumentar o encantamento pelo curso. Para facilitar o aprendizado, as 14 alunas criaram um grupo de estudo. Sua formatura está prevista para janeiro de 2013. 

Os formandos do curso Técnico em Automação Industrial construíram um controlador lógico programável (CLP) como trabalho de conclusão de curso. Após formados, os alunos poderão trabalhar na automatização de casas, alarmes, portões eletrônicos, além de diversas modalidades nas áreas elétrica, hidráulica e mecânica. 

Os oito semestres de Licenciatura em Letras Português, de acordo com suas alunas, enfatiza a importância dos tutores e do suporte oferecido para que as acadêmicas aprendam uma nova óptica de ensinar o português através de gêneros textuais. Os acadêmicos também destacam que a modalidade a distância é mais difícil pois exige mais disciplina e responsabilidade se comparada com a modalidade presencial. 

Os 26 alunos que estão cursando o 4º semestre de Licenciatura em Educação do Campo participam de um encontro presencial por semana e realizam trabalhos por eixos temáticos, desenvolvidos semanalmente e de caráter investigativo. Os professores formados em Educação do Campo trabalharão a partir do entorno, valorizando o meio em que o aluno vive e buscando diminuir o êxodo rural. 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.