Mostra apresenta trabalhos de mais de cinquenta alunos

Esculturas em argila, como esta que está sendo moldada pela aluna Suzana Ratto, compõe a diversidade de trabalhos criados na Associação Cultural Gente de Arte

Mais de cinquenta alunos reunirão suas criações na Mostra de Artes Plásticas organizada pela Associação Cultural Gente de Arte. Entre os trabalhos, estarão peças de cerâmica, pinturas e desenho. As galerias serão montadas na Casa de Cultura Ivo Caggiani e abertas à visitação do público a partir das 21h dessa sexta-feira, dia 23.

Quem for até lá, vai encontrar produções feitas por aprendizes, que têm entre seis e 86 anos de idade. Os trabalhos foram construídos ao longo do ano nas oficinas de Arte Infantil, sob as orientações da ceramista e arte educadora Isa Hamilton; no Atelier Livre, orientado por Carmem Vania Moreira; na aula de Esmaltação e Cerâmica, guiada pela ceramista Bety Labandera, além das produções originadas no período de seis meses pela turma de Desenho e Pintura, orientada pelo artista plástico Gustavo Alsó.

Integrada por artistas mais ou menos experientes, a mostra tem o poder de tornar pública a investigação artística a qual cada aluno se dedicou. Entre os diversos trabalhos expostos, estarão botões feitos de cerâmica de autoria de Irma Severo. Produzidas no atelier de Cerâmica e Esmaltação, essas peças utilitárias podem ser usadas em roupas ou como pingentes. Conforme a ceramista, dona de uma trajetória artística iniciada nos anos 1980, cada fase de estudo de uma técnica traz novas descobertas, e embora tenha se dedicado durante anos à escultura, considera que hoje vive “um retorno ao que há de mais simples na arte”.

É também a partir do barro que a temática “O Ciclo do Café”, proposta pelos organizadores da Mostra, ganhará forma. O objetivo é homenagear a obra de um dos artistas brasileiros que mais retrataram os trabalhadores e trabalhadoras dos cafezais, Candido Portinari. Para acompanhar essa seção da exposição, nada mais apropriado do aromático cafezinho que será servido no local. Estimulado por ele, o público ainda vai ver placas de cerâmica, mandalas, quadros originados sob diversas técnicas e ainda produções dos pequenos alunos que contemplam temas infantis incrementados por uma estética diferenciada.

 A Opinião dos Mestres

Por que é importante expor uma criação artística? Foi a pergunta feita pela Página de Cultura a três dos orientadores das oficinas que originaram a mostra de artes plásticas aberta ao público a partir de amanhã. Eis a opinião desses talentosos artistas.

“Para que a produção possa ser criticada e assim o autor cresça enquanto artista. O que propomos na Gente de Arte é mais do que uma aula. Propomos que a pessoa se conheça e se permita criar. Temos alunas que começaram tímidas fazendo peças pequenas e hoje ousam em peças maiores e criativas”. (Bety Labandera – ceramista e orientadora da turma de Cerâmica e Esmaltação)

“Porque essas criações mostram os experiências que cada aluno fez com materiais, formas e cores e o quanto ele conseguiu ultrapassar as suas limitações. Todo esse trabalho mostra que a investigação artística está em desenvolvimento”. (Isa Hamilton – artista plástica e orientadora da turma de Arte Infantil)

“Quem se expõe na verdade é o professor. O aluno está mostrando um pouco da sua investigação que não tem compromisso com trajetória ou consagração artística. Como trabalhamos com diversos níveis de conhecimento em uma turma, o nosso papel como orientadores é tentar eliminar alguns vícios e deixar que as pessoas criem o que desejam de forma mais consistente”. (Gustavo Alsó – artista plástico e orientador da turma da Desenho e Pintura)

PROGRAME-SE
O que: Mostra de Artes Plásticas da Associação Cultural Gente de Arte
Quando: A partir de 23 de novembro
Onde: Casa de Cultura Ivo Caggiani. Duque de Caxias 1783.
Horário: 21h
Entrada gratuita

Comunique-se!
Redação e edição: Amanda Ziani | Diagramação: Rafael Medeiros | Revisão: Marilia Holtz | Fotos: Gustavo Rosadilla | E-mail: amanda.ziani@gmail.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.