Domingo de eleição para o Conselho Tutelar

Mais de onze mil votos elegeram as cinco conselheiras e suplentes para o triênio 2011/2014

Neste domingo foi realizada a eleição para as novas conselheiras tutelares de Livramento para o triênio 2011/2014. O processo eletivo iniciou em abril deste ano com a inscrição dos candidatos, teve uma segunda etapa do processo onde os candidatos foram submetidos a uma prova de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e agora a etapa final que foi a eleição. Para essa última etapa, concorreram 14 candidatos. A eleição contou com uma novidade: a utilização de urnas eletrônicas para a votação. A experiência foi muito bem sucedida e permitiu uma votação rápida e com poucas filas, um resultado rápido e transparência no processo eleitoral.

Direitos da Criança e do Adolescente

O Tribunal Regional Eleitoral não só emprestou as urnas eletrônicas, mas também disponibilizou auxílio de funcionários que orientaram sobre o processo de envio de dados, no treinamento dos mesários e que também ficaram de plantão durante o dia da eleição. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente (Lei nº 8.069/90). É constituído por cinco cidadãos, escolhidos pela comunidade local, que serão remunerados pela função e terão mandato de três anos (até 2014) para atuar na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Foram disponibilizados seis locais de votação para o pleito com 13 urnas eletrônicas na Unipampa, Centro de Saúde, Escola Estadual Cirino Luiz de Azevedo, Escola Estadual Pacheco Prates, Escola Estadual Hector Acosta e Escola Municipal Aurelio Guerra.

Sérgio Levy

Participação Popular

A eleição teve início às 8 horas de domingo e se estendeu até as 17 horas. O pleito contou com 5.671 votos válidos, 4.830 votos em branco e 544 votos nulos, totalizando 11.065 votos. O presidente do Comdica Sergio Alves Levy, destacou que a eleição trata-se de uma oportunidade democrática . “A votação foi muito produtiva, a população está despertando para a importância de escolher os representantes  para o conselho tutelar”.

 

A juíza Mirtes Blum votou na Unipampa e ressaltou a importância da votação. “São essas pessoas que irão garantir a tranquilidade das famílias santanenses”.

Enar Clavel falou que “os conselheiros são os nossos representantes, eunão poderia deixar de votar”.

 

 

Itamar Antunes disse que votar é dever de todo o cidadão. “Devemos participar de todas as eleições”.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. luis canedo

    EU SOU PAI DE DOIS FILHOS E VEJO MUITO PROVALECIMENTO COM AS CRIANÇAS SINTO QUE A NESSECIDADE DE TER PESSOAS RESPONSAVEIS EM SANTANA DO LIVRAMENTO,MAS TAMBEM PESSOAS ENERGICAS POIS DO JEITO QUE TA NAO DA EXISTE MUITA CRIANÇA SENDO HUMILHADA POR PADRASTOS,POR MAES ,POR MADRASTAS E POR PAIS QUE DIZEM QUE SAO PAIS ESPERO AGILIDADE COMO PAI QUERIA MUITO PODER AJUDAR TODAS AS CRIANÇAS QUE PASSAM POR ESTES TRANSTORNOS MAS COMO NAO POSSO PARTICIPAR PESSO QUE QUEM ENTRAR NESSA SEJA RESPONSAVEL E QUE FAÇA ACONTECER LIVRAMENTO NESSECITA QUE ACONTEÇA  AS COISAS PARA REAGIR E NAO DEVE SER ASSIM ESPERAR UMA CRIANÇA SER ESPANCADA E PARAR NO HOSPITAL E UM ABSURDO,EU QUE ACONTEÇA UMA ATITUDE DESSES QUE DIZEM SER RESPONSAVEIS SO QUERO QUE AJUDEM ESSAS CRIANÇAS QUE NESSECITAM DE UM CARINHO ………….. ESTA E MINHA RESPOSTA QUERO ATITUDE

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.