Sorteio define Propaganda Eleitoral Gratuita

Representantes dos partidos e coligações, bem como radiocomunicadores e jornalistas assistiram ao sorteio

No próximo dia 21, inicia o horário eleitoral gratuito em rádio e televisão e ontem, no salão do Tribunal do Júri do Fórum de Livramento, com as presenças de radiodifusores, jornalistas e representantes partidários, a juíza Carmen Lucia Santos da Fontoura realizou o sorteio dos espaços que serão utilizados alternadamente pelas forças políticas que disputam o pleito para as candidaturas majoritárias e à vereança.

Juíza Carmen Lucia Santos da Fontoura, à direita na foto, fez explanação sobre o procedimento aos presentes

Na prática, o horário eleitoral iniciará pelas manifestações dos candidatos à vereança e, no dia 22, começarão os candidatos a prefeitura.

São 20 agremiações partidárias cujos candidatos utilizarão o espaço em rádio. Foi sorteada a ordem de participação dos partidos, sendo no primeiro dia a veiculação da propaganda majoritária, conforme a ordem: Nelmo Oliveira, Claudio Coronel, Cesar Maciel, Sérgio Oliveira, Glauber Lima e Solimar Charopen.

A magistrada explicou que a partir dessa ordem, o último passa a primeiro no segundo dia de veiculação e assim sucessivamente. Não se trata de ordem inversa, mas sim rodízio até dia 4 de outubro, quando encerra o horário eleitoral gratuito.

As veiculações ocorrerão diariamente das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. A juíza também sorteou a ordem de ocupação nas mídias nos 30 minutos diários para que os partidos façam a exposição das propagandas de seus candidatos à vereança. Cada partido terá que fazer divisão de seus candidatos, ficando entre 2 e 4 (segundo estimativa) para cada candidato ao longo do período, conforme o número de candidaturas que a agremiação tiver. Os partidos farão a troca de ordem, em forma de rodízio.

Representantes partidários conheceram programa no Cartório Eleitoral e sairam já com divisões dos tempos

As emissoras de rádio também farão um rodízio para a geração dos programas de rádio, sendo a primeira a proceder a propagação para as demais a RCC FM, a partir do dia 21 até dia 28 de agosto, depois a rádio Band, de 29 de agosto até dia 6 de setembro; rádio Líder de 7 a 15 de setembro, a Cultura, de 16 a 21 de setembro; Querência de 22 a 28 de setembro e Maratan, de 29 de setembro a 4 de outubro.

Já as inserções diárias de 30 segundos das candidaturas majoritárias serão realizadas em quatro blocos distribuídas ao longo da programação das emissoras, das 8h até a hora zero.

Após a reunião, os representantes foram até o Cartório Eleitoral, conhecer o programa da Justiça Eleitoral, que em um minuto fez o processamento dos dados, distribuindo os tempos para cada candidato a vereador, com minutos, segundos e centésimos de segundo utilizados.

A juíza eleitoral Carmen Lúcia Santos da Fontoura avaliou a reunião como positiva, como vem sendo o processo eleitoral.”Penso que isso se dá em razão de todo o trabalho que vem sendo feito, não apenas da equipe da Justiça Eleitoral, mas também a colaboração dos partidos, coligações e candidatos” – disse ela. Explicou que ontem foi feita a divisão, mediante sorteio, dos horários e as formas como ocorrerá a propanda eleitoral. “Os representantes partidários ficam um pouco ansiosos, pois as pessoas têm dúvidas sobre problemas que podem ocorrer, mas que fazem parte do processo” – ressalta a magistrada, salientando que tais situações são resolvidas mediante a pactuação feita de forma democrática ou, caso a caso, a seu tempo. “Há ajustes sempre a fazer no decorrer do processo” – ressalta a juíza.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.