Safra 2013 começa a ser desenhada no RS

Previsão de ausência de estiagem já anima produtores, que visam um ano completamente diferente do apresentado em 2012

Safra de grãos em 2013 pode ficar acima das expectativas e recuperar parte das perdas com a estiagem de 2012

Aos poucos, a safra de grãos de 2013 começa a tomar forma, com o aparecimento das primeiras áreas semeadas com milho, principalmente no norte do Rio Grande do Sul.

Segundo as informações que começam a chegar à Emater/RS-Ascar, o clima reinante entre os produtores para a próxima safra pode ser classificado como de euforia, face aos preços registrados recentemente.

Há uma expectativa muito forte para que a área destinada à soja registre crescimento em relação ao ano passado, principalmente onde a cultura não é expressiva, como nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste.

A probabilidade de um clima estável, sem previsão de estiagens, segundo prognósticos da meteorologia, reforça essa tendência.

Conforme o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado na quinta-feira (2), as baixas temperaturas e a boa umidade do solo têm contribuído para o bom desenvolvimento inicial do trigo, que está, na maioria dos casos (99%), em crescimento vegetativo.

Esse período maior de temperaturas baixas dá condições para o acúmulo de reservas pela planta, que poderá proporcionar maior número e tamanho de grãos na espigueta que começa a se formar.

As lavouras entram a partir de agora nas fases de floração, perfazendo 1% do total plantado. Atualmente, as práticas culturais continuam sendo de controle de inços, adubação de cobertura e, em algumas áreas, o controle de doenças fúngicas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.