Escola Hector Acosta passa a oferecer aula em tempo integral

Inicialmente foram oferecidas 160 vagas para que estudantes partipem de oficinas no horário inverso ao turno escolar

Alunos no primeiro dia de implantação do projeto na escola Hector Acosta

Dentro das atividades do programa Mais Educação, 160 alunos da escola Hector Acosta passam a assistir aula em turno integral. A vice-diretora da escola, professora Marta Helena Vieira, destacou que o sistema de aula deverá funcionar da seguinte maneira: o aluno vem para a escola, assiste aula em seu turno normal e, no turno inverso, participa de oficinas. As atividades oferecidas são matemática, jornal, rádio escolar, teatro, xadrez e coral.

O programa, que é federal, deve se estender por todo ano letivo da escola e envolve alunos de todo ensino fundamental – da primeira à oitava série. Pais de alunos, procuraram imediatamente a direção da escola para buscar uma vaga para seus filhos. Questionada sobre porque os temas rádio e jornal entre as oficinas oferecidas, Marta Helena destacou que a língua portuguesa, junto com matemática, é uma das disciplinas em que os alunos apresentam maiores dificuldades de aprendizagem, e o jornal seria uma maneira atrativa de os alunos a abordarem. Já com relação ao rádio, este tema foi escolhido porque a escola já tem entre seus projetos a criação de uma rádio escolar.

Para ministrar as oficinas, serão contratadas pessoas de fora da comunidade escolar, que serão remuneradas. Sobre a questão das mudanças da forma de estudar dos alunos atualmente – praticamente só com pesquisas através da internet – a diretora destacou que a sala de informática da escola é a mais disputada e a biblioteca está completamente desocupada de alunos.

Sandra, mãe de dois alunos da escola, destacou que gostou muito do programa, pois as crianças encontram outros atrativos na escola, diferentes da rotina da sala de aula. “Isso vai abrindo os horizontes deles, eles participam melhor da aula e não andam na rua”, destaca. Apesar de ter dois filhos, Sandra conseguiu matricular apenas um deles no programa.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.