Quarta-feira, 01 de agosto de 2012

Turismo a duas mãos

Se o tempo permitir, às 9h desta quarta-feira, o prefeito Wainer Machado e o intendente de Rivera, Marne Osório, vão se encontrar junto ao monumento Elo, criação do artista plástico Alfredo Rolim, que simboliza, sobre a linha divisória entre Livramento e Rivera, o convívio fraterno e quase indissolúvel das duas comunidades, para mais um ato conjunto de homenagem à integração. Conforme foi acertado na cerimônia de abertura da Semana de Sant’Ana, os dois chefes de Executivo farão a troca solene das bandeiras de Livramento e de Rivera que ladeiam o Elo, valorizando o espaço de integração que ganhou ainda mais visibilidade após a retirada dos camelôs da praça Flores da Cunha e da reabertura do Hotel Casino e do Teatro de Rivera. Trata-se, sem dúvida nenhuma, de um dos principais atrativos turísticos da Fronteira, que por isso precisa e merece ser valorizado. A ação integrada da Prefeitura e da Intendência nesse trabalho foi tema também de encontro entre Wainer e Marne no gabinete deste, em Rivera, na semana passada, quando o Prefeito santanense levou em mãos o convite para que Marne prestigiasse a solenidade de abertura da Semana de Sant’Ana, alusiva ao 189° aniversário de fundação do município.

Lixo fora do alcance

A ideia da constituição de uma espécie de usina binacional para reciclagem de lixo, envolvendo as Administrações de Livramento e de Rivera, dificilmente poderá prosperar em curto espaço de tempo, segundo esclareceu ontem o prefeito Wainer Machado. Ele revelou que conversou com o intendente Marne Osório sobre o assunto e que ouviu do colega a garantia de que não existe nenhuma proposta protocolada na Intendência, nem ninguém falou diretamente com ele sobre a ideia. De qualquer forma, segundo ele, tanto em Rivera, quanto aqui, essa questão transcende o âmbito municipal. A competência para isso está em Brasília e Montevidéu, segundo o Prefeito. A alternativa é unificar a luta para isso com as demais cidades-gêmeas na fronteira Brasil-Uruguai.

De bem com a gauchada

A Associação Tradicionalista de Sant’Ana do Livramento-ATSL, que congrega os CTGs e a Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo – da qual participam fogões, piquetes, galpões, PTGs, DTGs e outras entidades associativas do segmento tradicionalista -, acaba de ganhar seu reconhecimento de Utilidade Pública, aprovado pela Câmara Municipal. Esse reconhecimento vai permitir que as entidades tradicionalistas possam receber recursos públicos e serem isentos de taxas municipais, quando o Poder Público assim julgar necessário, segundo explica o vereador Batista Conceição, autor da lei que determinou a Utilidade Pública para a ATSL. Batista aproveitou o fato de ocupar a presidência interina da Câmara de Vereadores, na semana passada, quando coordenou os trabalhos de votação dos projetos em pauta, tanto na Sessão Representativa, quanto na Extraordinária, e pediu a seus pares atenção para a matéria, o que acabou agilizando a tramitação que resultou na aprovação da utilidade Pública para a entidade tradicionalista.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. fabiomentorres

    Muito boa reportagem, espero que entidades tradicionalistas se reúnam e façam atividades mais organizadas e façam mais uma atratividade que traga pessoas de outras cidades para nos prestigiar pela qualidade das nossas tradições. Muito bom Edis, bom trabalho.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.