coluna Domingo 28/08/11

Males que vêm para o bem

É preciso atenção e agilidade: depois que se descobriu que a condição de “Faixa de Fronteira” – durante anos considerada famigerada pelas lideranças locais por impedir investimentos estrangeiros na região – oferece como contrapartida diversos benefícios até então inexplorados, agora surgem boas novidades nessa questão. A Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou quarta-feira o Projeto de Lei nº 6903/2009 que altera a Lei nº 9.286/1999 estendendo os benefícios fiscais representado pela dedução de crédito presumido do IPI nela previstos para os empreendimentos industriais na faixa de fronteira da região Sul. O projeto foi proposto pelo deputado catarinense Celso Maldaner em atenção à solicitação da Confederação Nacional de Municípios-CNM diante do argumento da necessidade de se buscar o enfrentamento das desigualdades regionais que penalizam muitos municípios fronteiriços localizados na Região Sul do País, articulando ações para a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento para essa faixa de fronteira, beneficiando diretamente 55 municípios de três estados.

A proposta destaca que a região fronteiriça do Sul do País também é merecedora de uma política de apoio mais direto para facilitar-lhe o desenvolvimento, inclusive por sua posição estratégica, já que sua coesão e integração territorial é de vital importância para a Nação. Por ter sido aprovada por unanimidade pela Comissão, tudo indica que a proposição não terá maiores dificuldades de ser votada e aprovada pelas demais. A sua transformação em Lei facilitará a vinda de indústrias de médio e grande porte para a região de fronteira do Rio Grande do Sul. O secretário do Planejamento, Zulmir Rasch, está acompanhando de perto a evolução desse processo.

Trabalhistas vão doar novo busto de Getúlio Vargas para colocação na praça

Homenagem sem busto

O PDT de Sant’Ana do Livramento mantém a tradição de homenagear a memória do ex-presidente Getúlio Vargas na data de aniversário de sua morte, em 24 de agosto. No fim da tarde de quarta-feira, o presidente Marcírio da Silva, integrantes do Diretório e outros trabalhistas depositaram flores no local onde sempre esteve o busto do ex-presidente, na praça que leva seu nome. Além de rememorar os princípios do Trabalhismo criado e difundido por Getúlio Vargas, os dirigentes pedetistas informaram que o diretório municipal vai doar ao município um novo busto de Getúlio Vargas para ser colocado naquele local. O busto original, feito de bronze, foi furtado há alguns anos sem que se conseguisse identificar os ladrões.

 

 

 

 

 

Terceira coligação

Jadir, Pastor André, Ico, Jorge Onze e Pastor Jadson: conversa afinada

O Partido Social Cristão-PSC deve mesmo decidir pela coligação na eleição majoritária com o PTB de Ico Charopen. Após duas reuniões com o presidente da Comissão Provisória do partido trabalhista, os dirigentes do Socialismo Cristão afinaram o discurso e ontem apresentaram a ideia aos membros do Diretório. O partido dirigido pelo pastor André Pinheiro nasceu com a ideia de três alianças: a primeira, com Deus, a segunda com a comunidade e, finalmente, a terceira com partidos que queiram realmente trabalhar por Livramento. Parece que um dos escolhidos será o PTB.

Ponto de encontro

Outra coligação que está praticamente confirmada para as próximas eleições é a do PMDB com o novo Partido Republicano Brasileiro-PRB, partido o qual se supunha, inclusive, seria o novo porto do vereador e prefeiturável Claudio Coronel – que deve mesmo sair do PTB onde se sente sob forte pressão, conforme alega. As Executivas do PRB e PMDB têm se reunido para conversar e ao que se sabe a união eleitoral está quase confirmada. Como o PMDB deve mesmo ser o destino próximo de Claudio Coronel, em razão de sua saída do PTB, no fim das contas se confirma a ideia do PRB de apoiar a candidatura do vereador.

Planejamento Regional

Dagberto encontrou em Alegrete o presidente da Assembleia gaúcha, Adão Villaverde

O vereador Dagberto Reis, do PT, representou a Câmara Munnicipal sexta em Alegrete, no encontro “Planejando a Macrorregião no Contexto do Desenvolvimento”, promovido pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Popular e Cidadã do RS com o objetivo de inserir a região no eixo do debate das políticas públicas de desenvolvimento dos governos estadual e federal. Entre outros, participaram do encontro o secretário estadual de Planejamento, João Motta, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde, o secretário estadual dos Municípios e Relações Federativas, Afonso Motta, e a secretária executiva do Codesul, Emilia Fernandes.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.