Quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cartão postal degradado

O vereador Batista Conceição, do PSB, voltou de uma visita ao Cerro de Palomas, na manhã de ontem, apavorado com as condições que encontrou naquele que é um dos principais cartões postais de Livramento. Segundo ele, o local encontra-se praticamente abandonado, com erosão nas encostas, acúmulo de lixo, restos de materiais elétricos, sobras de velas deixadas pelas pessoas que lá vão rezar, e até embalagens de produtos agrotóxico espalhadas pelo chão. Conceição recebeu a denúncia da professora Mírian Chaudon, do Instituto Estadual Liberato Salzano Vieira da Cunha, e do Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Edson Struminski, e convidou a acompanhá-lo, na visita ao local, o engenheiro agrônomo e mestre em Ecologia, Raul Paixão, do Instituto Chico Mendes. Conceição ficou estarrecido com a situação, tendo em vista que o Cerro é tombado como Patrimônio Ambiental do Município. No local, existem duas antenas de telefonia, uma desativada, e outra que é utilizada pela operadora Vivo. “Encontramos, inclusive, um marco geodésico, geralmente utilizado pelo IBGE, depredado, o que na nossa concepção é um crime de natureza federal”, relatou Conceição. O fotógrafo Jadir Pires registrou todas as irregularidades, que segundo Batista serão agora encaminhadas ao Ministério Público e a autoridades federais. Ele lembra, também, que a empresa de Telefonia que utiliza o espaço tem obrigação de sinalizar as estruturas e, inclusive, adequar a altura das antenas à legislação municipal. É realmente lamentável a situação, pelo que se vê.

Artigas

O prefeito Wainer Machado confirmou, ontem, que a reinauguração do espaço em homenagem ao General uruguaio Jose Gervasio Artigas, na praça que leva seu nome, no acesso ao bairro Prado, será realizada nos primeiros dias de agosto. Aguarda apenas o retorno do cônsul do Uruguai em Livramento, Ricardo Duarte, para marcar a data.

Hospedagem

Já prevendo o crescimento do número de cursos e de vagas no campus local, com o consequente aumento também do número de jovens dos mais diversos pontos do País para Livramento, a Unipampa resolveu se movimentar para garantir que eles tenham lugar para morar. Entre as possibilidades em estudo, estão o antigo albergue da SIAN, na rua dos Andradas, que até pouco tempo funcionou como pousada particular, e também um outro local no centro da cidade, que possui capacidade para acomodar cerca de 60 apartamentos e até mesmo funcionar como Restaurante Universitário, dependendo apenas de algumas reformas. A decisão depende, obviamente, da Reitoria, mas a direção local do campus está atenta a essa demanda do meio universitário.

Mais um

Livramento poderá ganhar, em breve, uma nova estrutura em termos de serviços bancários. A agência local do Banrisul poderá ganhar um posto avançado no antigo local da farmácia do IPE, na esquina da Rua dos Andradas com a avenida Tamandaré. A sede da agência, na rua 7 de Setembro, já ficou pequena para atender o grande número de clientes.

Casos de Polícia

A pesar de tranquila – em razão talvez do fato de que somente agora os partidos e candidatos começam a receber os materiais de propaganda – a campanha eleitoral passa a ter, muitas vezes, aparência de noticiário policial. Afora os casos de denúncia formal de ameaças e de injúria, registrados na Delegacia de Polícia, espalha-se informação de que um apoiador de candidato à vereança teria sido identificado pela Polícia envolvido em crimes na esfera federal. Até agora, em razão da legislação específica, não houve confirmação.

Custo de uma vida

O prefeito Wainer Machado contesta os números do levantamento feito por integrantes da Fiscalização de Trânsito do Município, que aponta prejuízos para o Erário na relação entre os valores das multas cobradas e do aluguel das lombadas eletrônicas instaladas em Livramento. Ontem, no programa Conversa de Fim de Tarde, ele disse que, mesmo que a Prefeitura tenha que pagar para ter as lombadas, ele considera isso um custo insignificante, diante dos benefícios do equipamento para a segurança dos motoristas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.