Quarta-feira, 25 de julho de 2012

Prevenção em rede

Pode parecer chuva no molhado a iniciativa do Governo do Estado de mobilizar a comunidade escolar gaúcha sobre os riscos causados pela Gripe A, em razão de que os veículos de comunicação têm sido replicantes na abordagem dos alertas à população com relação aos riscos de contágio pelo vírus Influenza H1N1. Apesar disso, considerando que a gripe já causou diversas mortes no Rio Grande do Sul, nunca é demais chamar a atenção da população. Por isso, é elogiável a iniciativa oficial, através da SEC. O calendário das férias escolares de inverno na rede estadual não sofreu alterações, apesar dos números de casos de Gripe A já registrados no Rio Grande do Sul. A Secretaria de Estado da Educação chegou a pensar em antecipar as férias, caso ocorresse um agravamento da situação da incidência da Gripe. O secretário José Clóvis de Azevedo garantiu que qualquer alteração só seria autorizada depois de passar por avaliação e decisão do secretário, sob orientação da Secretaria de Estado da Saúde e do centro de Governo. Enquanto isso, a SEC distribuiu dicas entre os estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino, lembrando que, no caso de confirmação da gripe, o antiviral Tamiflu está disponível gratuitamente em todo o Estado. O seu uso no início do aparecimento dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para impedir o agravamento dos casos, especialmente de gripe A. Uma das medidas fundamentais para diminuir a circulação do vírus da gripe é a adoção de hábitos simples, como higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, entre outros.

Encontros

O tradicional e democrático encontro de militantes políticos que vem ocorrendo todos os sábados no centro da cidade, com certeza deverá ganhar um atrativo a mais no próximo fim de semana, quando será realizado no Parque Internacional a abertura oficial de mais uma edição da festa do Ovino e Vinho, que neste ano ganha o nome de Ovinoart e acontecerá junto com a Festa das Nações. O evento, organizado em conjunto pela Prefeitura Municipal, Associação Tradicionalista de Sant’Ana do Livramento e Associação Santanense Ovino e Vinho, terá abertura oficial às 11h do dia 28, sábado. O Ovinoart e Festa das Nações integram a programação da Semana de Aniversário do Sant’Ana do Livramento.

Nas ruas

A campanha eleitoral já está nas ruas. Além da concentração de militantes de diferentes partidos que se encontram aos sábados pela manhã na chamada “Esquina Democrática”, o fim de semana também foi movimentado por caminhadas realizadas pelas campanhas de Ico Charopen, de Claudio Coronel, de Glauber Lima e de Nelmo Oliveira. No bairro Wilson, também, já aconteceu a primeira carreata de candidato a vereador. A campanha deve ganhar intensidade daqui para a frente, inclusive com o aumento no número de veículos dotados de estrutura de som e até de palanques para os chamados “comícios-relâmpago”.

Telefones mudos

Enquanto aguardam a anunciada instalação de torres de uma operadora, através das quais finalmente deverá haver uma melhora no sinal de telefonia na chamada “zona morta”, entre os municípios de Sant’Ana do Livramento, Rosário, Quaraí e Alegrete, os produtores rurais e moradores instalados nessa região continuam mobilizados pelo restabelecimento das comunicações nessa área, que abrange entre 20 e 25 mil pessoas. Simplesmente não há como falar ao telefone, seja fixo ou celular, nem usar a internet. Moradores, produtores e empregados em estabelecimentos rurais precisam percorrer quilômetros até achar uma ponta de coxilha alta o suficiente para registrar pelo menos um ponto de captação no aparelho celular. Isso quando o tempo está muito bom, pois quando chove não vale nem a pena tentar. A busca de apoio tem se estendido a quantas pessoas puderem ajudar nessa luta. O mais novo envolvido é o deputado federal Jerônimo Goergen, que recebeu das mãos da senhora Diva, integrante do Grupo de Produtoras Rurais, e do popular Padé, um pedido para que intervenha no processo. Como integrante da Frente Parlamentar em Defesa do Consumidor, Goergen aderiu na mesma hora à mobilização das produtoras.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.