Eleições

Tenho desde 1982 participado efetivamente dos processos eleitorais na nossa cidade. Em alguns momentos como candidato e em outros, como este, trabalhando para eleger outras pessoas. Atualmente em Porto Alegre, estou desenvolvendo uma missão conferida pelo Governador Tarso, à frente de uma empresa pública.

Neste sentido, proponho uma reflexão sobre a importância do processo político eleitoral, pois queiramos ou não, no dia 7 de outubro teremos que eleger novos vereadores, assim como um prefeito e vice-prefeito. São eles, os eleitos, que assumirão os rumos do nosso município a partir do dia 1 de janeiro.

Por não estar envolvido de forma direta nesta campanha e pela experiência já adquirida, sugiro aos candidatos que não deixem passar este momento pródigo de debater o que realmente importa para nossa gente. Sem querer ser dono da verdade e menos ainda ter solução para tudo, como muitos, gostaria que este debate pudesse de verdade trazer a nossa cidade algo de novo e uma administração voltada ao desenvolvimento e crescimento social. Não adianta apenas trocar acusações e apresentar propostas impossíveis, o que precisamos é discutir projetos consistentes, coerentes que sejam viáveis, com retorno relevante para Santana.

Questões como a matriz produtiva do nosso município e uma nova forma de gerar emprego e renda são temas importantes abordar, haja vista que a antiga matriz está superada e uma nova ainda não se estabeleceu. Sei que já avançamos, mas ainda falta uma direção mais clara do nosso futuro. Assim como, e sem querer ser saudosista, a fruticultura precisa de investimentos, pois embora os estudos sejam fartos, ainda falta apoio do governo municipal para desenvolver este setor. Abrir mercados e ampliar os estoques é fundamental.

Nosso sempre falado, e pouco realmente apoiado, turismo também merece um debate consistente. Temos em nosso município uma grande vantagem que é um grande fluxo de visitantes trazidos pela nossa irmã uruguaia, Rivera. É bem verdade que as pessoas são atraídas pelo comércio, mas muitas também estão dispostas a um turismo que envolva paisagem, cultura, folclore, entre outros.

Como falar em eleições sem falar ainda em emprego e renda, para manter em Santana nossos trabalhadores que estão partindo em busca de outras oportunidades. Temos tantas riquezas a serem exploradas, como pedras semipreciosas, gado leiteiro, aproveitamento do nosso lixo, mas que também só serão aproveitadas se tiverem uma política estruturada neste sentido.

Falar em melhor remunerar os funcionários públicos, saúde, educação, isto é obrigação de todo administrador que se disponha a ser um bom gestor, mas também nestas áreas temos que aprofundar a discussão. Desta forma daremos prioridade ao que hoje está em segundo plano, mas que deveria estar em primeiríssimo, pois somente assim poderemos ter uma cidade melhor para se viver.

Sei que as questões que proponho são básicas, mas já considero válido se de alguma forma puder ajudar nossos candidatos a definir suas prioridades, buscando a construção de uma sociedade mais justa e mais humana, onde todos tenham oportunidades iguais e condições de crescer e se desenvolver com dignidade. Livramento e seu povo merecem um debate consistente e intenso que constate seus problemas e aponte soluções, e este é o momento ideal. Não podemos deixar passar esta oportunidade sob pena de, no futuro, sermos cobrados por omissão. A cidade próspera e pujante que todos queremos está sendo construída a cada dia, e hoje muito mais.

Eng. Elifas Simas, ex-prefeito de Santana do Livramento

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.