Projeto Contos Gauchescos realizará dois episódios no município e versão para cinema será exibida no dia 2

Rodrigo Palma, do Sesc e prefeito Wainer Machado

O prefeito Wainer Machado recebeu, na manhã de sexta-feira, 20 de julho, o coordenador local do SESC, Rodrigo Palma, para tratar da exibição do filme Contos Gauchescos. Em formato digital, a versão para as salas de cinema, do projeto de Henrique de Freitas Lima (de Tempo Sem Glória, Lua de Outubro e Concerto Campestre), será apresentada em uma sessão para convidados no dia 2 de agosto, no SESC de Livramento, integrando o projeto João Simões Lopes Neto, O Escritor da Alma Gaúcha, que está levando a 10 cidades do Estado uma exposição sobre a vida e obra do escritor e a distribuição para escolas públicas de 3.000 exemplares da edição comemorativa ao centenário de publicação da obra prima do autor pelotense. Livramento será a 5ª cidade a receber o projeto, que já passou por Uruguaiana, Canoas, Novo Hamburgo e Montenegro.

A iniciativa da Associação Ligia Averbuck é patrocinada pelo SESC e a Panvel, e está apoiada pela Lei Rouanet, com apoio da Cinematográfica Pampeana e do Instituto João Simões Lopes Neto, de Pelotas.

Na ocasião, o Diretor Henrique de Freitas Lima, que realizou em Sant’Ana, Tempo Sem Glória (1984) e Lua de Outubro (1997) deve confirmar a realização na cidade dos dois últimos episódios da versão do projeto para a televisão, Trezentas Onças e Negro Bonifácio, ainda sem data para início dos trabalhos.

O filme tem estreia nos cinemas prevista para outubro de 2012 e será exibido na Mostra Não Competitiva de Longas Gaúchos, que integra a 40ª Edição do Festival de Gramado, entre 10 e 18 de agosto.

No ano do centenário (1912-2012), Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, é um clássico da literatura pampeana, ao lado dos argentinos Martin Fierro, de José Hernandez, e Don Segundo Sombra, de Ricardo Guiraldes. Tal como na obra original, a versão para os cinemas é conduzida por Blau Nunes (Pedro Machado), tropeiro leal e valoroso, que conduz os espectadores por cinco episódios: o Documentário sobre a vida e o legado do escritor, que abre o filme, e as adaptações dos contos Os Cabelos da China, Jogo do Osso, Contrabandista e No Manantial. Com dezenas de personagens, o filme tem esmerada produção e alia às movimentadas narrativas criadas pelo escritor pelotense a primorosa ambientação dos usos e costumes do pampa, que é uma marca do diretor Henrique de Freitas Lima.

No elenco, que homenageia os atores gaúchos, pontificam nomes como Leonardo Machado, Juliana Thomaz, Roberto Birindelli, Renata de Lelis, Tiago Real, Evandro Soldatelli, Sissi Venturin, Rafael Tombini, João França, Ida Celina, Miguel Ramos e Lurdes Eloy, entre outros. Radicada em Porto Alegre, a atriz baiana Ingra Liberato comprova seu reconhecido talento e está à vontade ao interpretar um personagem clássico da obra simoniana. Filmada em Pelotas, São Gabriel e Piratini, a obra lança diversos talentos ainda desconhecidos do público, como Tom Perez, Vagner Vargas e Lindsay Gianoukas. O músico e compositor Cristiano Quevedo também estreia no cinema, integrando o elenco de um dos episódios filmados em Piratini. Mais de seiscentos pequenos papéis e figurantes foram selecionados nas comunidades que hospedaram a produção, o que dá ao filme autenticidade e vigor.

Como atração especial para Livramento, o filme traz o santanense J.N. Canabarro vivendo seu primeiro papel como protagonista, no episódio Os Cabelos da China, e Nelson Diniz, que começou na cidade sua carreira de ator, no papel de Jango Jorge, papel principal do episódio Contrabandista. Os riverenses Tito Mendez e Carmelo Fernandez dão o tom binacional ao projeto, defendendo com competência seus papéis no episódio Contrabandista.

A equipe reúne técnicos que formam com Henrique um grupo experiente: a Diretora de Arte Adriana Nascimento Borba, o Diretor de Fotografia Eduardo Amorim, o Roteirista Pedro Zimmermann, que também assina a direção do episódio de abertura, o montador argentino Cesar Custodio, o compositor Sergio Rojas e a diretora de produção Gina O’Donnell.

O projeto inclui uma versão para a tela pequena, com exibição já acertada com a TV Brasil e TVE RS, em formato de minissérie, com sete segmentos. Aos episódios que integram o filme, serão agregadas as adaptações dos contos Negro Bonifácio e Trezentas Onças.

Realizado pela Cinematográfica Pampeana e a APEMA como Produtora Associada, Contos Gauchescos é patrocinado com o apoio da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e da Lei Rouanet, pelo Grupo CEEE, Celulose Riograndense, Empresas Randon, Banrisul Consórcio, Sulgás, BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e Ecosul

O IJSLN – Instituto João Simões Lopes Neto, de Pelotas, é parceiro da iniciativa, também apoiada até agora pelas Prefeituras Municipais de Pelotas, São Gabriel e Piratini. A Prefeitura de Livramento acaba de confirmar seu apoio ao projeto, com a concessão de incentivos para a instalação da produção do projeto na cidade.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.