Prefeito Wainer Machado participa da entrega do Plano de Desenvolvimento de Fronteira

Mandatário santanense retrata boa expectativa em torno dos resultados do PDIF

A versão final do Plano de Desenvolvimento e Integração da Fronteira (PDIF/RS) foi entregue pelo governador em exercício, Beto Grill, ao secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional (MIN), Alexandre Navarro, em cerimônia no Palácio Piratini, na segunda-feira (12). O prefeito de Livramento, Wainer Machado, foi a Porto Alegre para participar do evento, haja vista manter o entendimento de que se trata de uma boa possibilidade de que sejam carreados recursos para o município.

Segundo Wainer Machado, o programa tem como objetivo principal promover o desenvolvimento da Faixa de Fronteira por meio de sua estruturação física, social e econômica, com ênfase na ativação das potencialidades locais e na articulação com outros países da América do Sul.

Para o governador em exercício, Beto Grill, as propostas desenvolvidas pelo Governo do Estado pretendem, juntamente com a União, promover a convergência das políticas públicas setoriais na faixa de fronteira, estimulando os investimentos nessas regiões e otimizando os benefícios sociais. “Vamos modificar o cenários destas localidades, além de promover uma grande integração com os outros países”, destacou. Participaram também da cerimônia de entrega os secretários de Estado do Planejamento, João Motta, e da Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque. 

Proposta

O plano pretende promover e estimular o desenvolvimento e a integração regional nos municípios que estão localizados nas faixas de fronteira do País. Ao todo, são 582 municípios brasileiros que se situam nestes trechos, sendo 197 deles no Rio Grande do Sul. O Brasil possui fronteiras com dez países da América do Sul entre os doze existentes, o que reforça o caráter estratégico desta região para a competitividade da nação e para a integração do continente. 

Rio Grande do Sul

“No Estado, o PDFI/RS foi construído a partir da articulação do Núcleo de Fronteira RS junto às prefeituras da região fronteiriça, comunidade acadêmica e sociedade civil. Os PDIFs estaduais constituirão a base do programa Brasil Fronteira, que será anunciado pelo Governo Federal até o início de 2013. O Núcleo RS é coordenado pela Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais, e também fazem parte o Gabinete do Vice-Governador, Casa Civil, Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e o Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas” – explica Wainer Machado, destacando que associado ao PDIF também estão as capacitações que permitirão aos servidores municipais ampliarem seus conhecimentos para a elaboração de projetos de acordo com as normas exigidas para buscar recursos, seja em organismos nacionais, seja em âmbito internacional.

O mandatário santanense deixa claro que não serão ações que sejam visíveis até o fim deste ano, porém, são importantes. “Todo o trabalho de integração realizado com o intendente Marne Osório, de Rivera, inclusive na construção de possibilidades se consolida. É importante para Livramento, devemos pensar nisso” – disse Wainer Machado, acrescentando que será seu sucessor que terá como missão tocar as ações.

Na segunda-feira, o Núcleo de Fronteira RS realizou reunião para o alinhamento da versão final do Plano de Desenvolvimento e Integração da Fronteira (PDIF/RS), no auditório da Seplag, no CAFF. O encontro antecedeu o ato de entrega do da proposta ao Ministério da Integração Nacional, e teve como objetivo revisar as propostas recolhidas durante o Seminário realizado em julho deste ano. Participaram da reunião representantes de secretarias de Estado, comunidade acadêmica, prefeituras e sociedade civil.

Na ocasião, foi anunciada a participação do Governo do RS no II Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira, a ser realizado na cidade de Tabatinga, no Amazonas, nos dias 11 e 12 de dezembro.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.