Quinta-feira, 19 de julho de 2012

A “Ficha Limpa” ainda vai pegar

A divulgação, ontem, pelo TRE-RS, das 213 candidaturas à vereança homologadas na 30ª Zona, é um bom indicativo de que a Justiça Eleitoral não vai aceitar tergiversões sobre as exigências ou determinações legais nesta e nas eleições seguintes. Os dois candidatos que tiveram seus registros inicialmente indeferidos tiveram problemas com a legislação em eleições anteriores, especificamente em relação à prestação de contas. A decisão ainda permite recurso, mas é uma boa indicação do que vem pela frente. A Justiça Eleitoral ainda enfrenta sérias dificuldades para fazer valer a Lei da Ficha Limpa, que impede a participação nas eleições daqueles candidatos que tenham sofrido algum tipo de condenação anterior. Há pelo menos três eleições que se tenta cumprir a letra legal, mas sempre acaba acontecendo de uma ou outra decisão empurrar para o próximo pleito a validade da regra. Apesar disso, tanto a Justiça Eleitoral, quanto a própria sociedade querem que candidatos “ficha suja” sejam proibidos de concorrer, até para que valha a pena todo o árduo trabalho das controladorias e da própria Justiça para identificar e punir quem infringe a lei. E isso, um dia, vai valer. Pode não ser nesta eleição, mas uma hora vai acontecer. Da mesma forma que hoje a Justiça barra a participação de quem cometeu um descuido simples como o de não prestar contas – ou fazê-lo de modo errado. Mais cedo ou mais tarde, a Lei da Ficha Limpa vai pegar.

Barrados

Além de Claudio Milan, que teve indeferido seu pedido de registro de candidatura pelo PV, e do presidente da Liesa, Jaime Ruiz dos Santos, que também teve indeferida sua candidatura pelo PSB, vários outros ex-candidatos do PV nas eleições municipais passadas também estão, em tese, inelegíveis. Apesar da possibilidade de recurso para reverter essa decisão, já se imaginava que as candidaturas dos dois acabassem sendo impedidas por esse motivo.

Valorização

A jornalista Vera Menezes é a mais cotada para assumir a coordenadoria do Sistema Nacional de Emprego-SINE em Livramento, em razão da saída, por aposentadoria, do atual coordenador. Profissional atuante e de reconhecida capacidade, Vera deixou recentemente a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores. Seu trabalho transcende a questão partidária e está amparado diretamente na capacidade de articulação e, obviamente, qualidade da produção, o que lhe rende o merecido reconhecimento. Seu nome já foi apresentado à direção regional, com o apoio inestimável do delegado regional do Trabalho, Solimar Charopen. A confirmação deve ocorrer nas próximas horas.

Lideranças

O ex-governador do Estado, Olivio Dutra, é um dos integrantes da alta cúpula petista no Rio Grande do Sul que deverá visitar a Fronteira no próximo fim de semana. Faz parte da estratégia do PP, para demonstrar a importância que o partido está dando para a candidatura própria no município. Além de Olívio, o fim de semana deve contar também com as presenças de um deputado federal ou estadual.

Conversa em Dom Pedrito

Sai ao meio-dia de hoje o ônibus disponibilizado gratuitamente em parceria pela RCC FM, jornal A Plateia e Viação Ouro e Prata para transportar os integrantes da bancada fixa do programa Conversa de Fim de Tarde e políticos interessados à vizinha Dom Pedrito, onde acontece encontro das emissoras associadas à Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV-Agert com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Gaspar Batista. À tarde, deverão ser esclarecidas diversas dúvidas a respeito do que pode e o que não pode na campanha eleitoral de 2012. O programa Conversa de Fim de Tarde será transmitido ao vivo, direto de Quaraí, e após haverá jantar.

Motores, lançamentos e confraternização

A Pellegrino, um dos maiores distribuidores de auto peças do Brasil, realizou na noite de ontem um evento denominado “Encontro de Motores”, com a participação e colaboração das empresas Mahle Metal Leve e Aplic Resolit, dois dos maiores nomes relacionados a peças automotivas do Brasil. A palestra foi realizada nas dependências da churrascaria Sem Nome, onde foi oferecido aos convidados um belo churrasco, na companhia de empresários do ramo, balconistas e aplicadores da região. Cerca de 90 pessoas prestigiaram o evento, que foi considerado muito produtivo, uma vez que permitiu sanar várias dúvidas em relação aos produtos comercializados pelas empresas em questão, ao mesmo tempo que foram apresentados vários lançamentos de peças para reposição automotiva.

Apoiaram o evento a Delca Auto Peças, Jair Auto Peças, Júlio Auto Peças, Rimar Auto Peças, Auto Peças Zero Bala, Edgar Auto Peças e E.N. Peças e Acessórios.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.