Cidade fica parcialmente incomunicável durante 4 horas

O rompimento de cabos de fibra óptica no trecho entre a cidade de Rosário do Sul e Sant’Ana do Livramento teria sido a causa da pane que deixou boa parte dos santanenses sem poder utilizar os benefícios da internet entre as 10h30 da manã de ontem e as 14h50 da tarde, quando os serviços foram reestabelecidos.

Para parte dos comerciantes instalados no centro da cidade, de acordo com o que foi apurado pela reportagem de A Plateia, os transtornos, apesar de existirem, foram considerados pequenos. Em uma das mais tradicionais farmácias da rua dos Andradas, o contratempo causado foi relacionado às compras com cartão de crédito e às recargas para celular, além de serviços administrativos que foram comprometidos.

Nas lotéricas, a falta de conexão com a internet não afetou a área de serviços bancários, como pagamentos e jogos, uma vez que eles utilizam sistema via satélite. Porém, o serviço negocial, como empréstimos e financiamentos, não puderam ser feitos, pois são realizadas consultas via internet.

Na Justiça Federal, não foi possível acessar o andamento processual, uma vez que o local também permaneceu, durante boa parte do dia, sem energia elétrica, além da falta de conexão com a rede mundial de computadores.

Na Receita Federal, o sistema ficou fora do ar e não foi possível dar continuidade aos serviços.

Na Justiça do Trabalho, o serviço não foi afetado, pois a conexão nesse local é via Embratel. Nas agências bancárias e comércio em geral não foram constatados grandes problemas.

Dependência

O rompimento dos cabos de fibra óptica que fizeram com que parte dos serviços ofertados na cidade fossem interrompidos, comprova o quanto os cidadãos estão interligados, mesmo que nao percebam, com outras localidades do planeta. Tal fato somente é percebido quando há a impossibilidade da utilização de determinados serviços que dependem da rede.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.