Uso do Celular aumenta os acidentes no Estado

O registro foi de 30% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado

Todo este novo universo que gira em torno do aparelho celular nos dias de hoje, da facilidade indo até a dependência dos aplicativos e redes sociais, faz com que ele preencha ainda mais o espaço do nosso dia a dia. Na direção é perceptível entender o quanto o celular diminui o tempo de reação no trânsito: um toque ou uma luz piscante pode causar um acidente grave ao distrair o condutor.

Infrator de trânsito

Os condutores infringem o inciso 6º do artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe ainda a utilização de fones de ouvido – o recurso de viva-voz não está especificado, mas também é arriscado. São multados em R$ 85,13 e perdem quatro pontos na carteira de habilitação, mas a maior preocupação ainda são com as vidas que podem ser tiradas por atropelamentos e colisões.

Especialistas apontam três tipos de distrações: visual, cognitiva e manual. A Visual é quando o motorista tira os olhos da pista; Cognitiva é quando a conversa em áudio tira a concentração do condutor ao volante e a Manual que trata da distração ao tirar pelo menos uma das mãos do volante para segurar o aparelho. Para quem digita uma mensagem de texto, está usando as 3 distrações, sendo este o maior perigo dos casos.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), flagrou 20.057 pessoas ao telefone enquanto dirigiam por ruas e estradas gaúchas entre janeiro e março deste ano. Em 2013, os registros mostram 15.430 casos.

 TOP 10 desculpas dos infratores

1.”Foi só desta vez”
2. “Tive que atender, era uma emergência”
3. “Não vi que vocês (fiscais) estavam aqui”
4. “Estou com um caso de doença na família”
5. “Meu filho está com a babá”
6. “Estou atrasado para o trabalho”
7. “Tenho que buscar as crianças na escola”
8. “Isso não é infração, é um deslize”
9. “Estava avisando que chegaria depois em um compromisso”
10. “Estava falando com o médico”

Alencastro Feippe – Secretário De Trânsito, Transportes e Mobilidade Humana. Assim como o celular, braço para fora, animais, usar apenas umas das mãos ou calçados que não se firmem nos pés estão dentro do artigo 252 do Código de Trânsito, tiram o reflexo e a concentração ao dirigir. Todas essas notificações são feitas de forma rotineiras,  e são coibidas. 

 

  

Jonas Britto – Chefe de Auditoria - Não podemos fazer o uso do celular enquanto dirigirmos. Isso está todos os dias aí na mídia mostrando o correto. Tento fazer minha parte, mas vejo a todo o momento pessoas errando e muitas vezes causando algum prejuízo mesmo que seja material.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.