Quarta-feira, 11 de Julho de 2012

O carvão pode gerar mais

O ex-prefeito Elifas Simas está empolgado e, pelo jeito, conseguindo empolgar autoridades ligadas ao setor energético com a ideia de produzir energia em pequenas usinas a partir da queima de carvão mineral. Presidindo a Companhia Riograndense de Mineração-CRM, o engenheiro civil santanense tem dado evidentes demonstrações de que realmente aprendeu bastante sobre essa área e hoje defende as potencialidades do carvão gaúcho como fonte de energia com a segurança e convição de quem sabe do fala. O projeto de implantação de pequenas geradoras de energia a partir do carvão, com capacidade para gerar entre 10 e 20 MW, pode representar uma alternativa de baixo custo, rápida implantação, baixíssima emissão de poluentes e sobretudo retorno a curto prazo para o investimento do próprio governo do Estado. Na tarde desta quarta-feira, Elifas vai defender, em reunião com técnicos da própria CRM e representantes da CGTEE e da Seinfra, a ideia da instalação de uma usina piloto em Minas do Leão, utilizando a tecnologia de ponta desenvolvida no Rio Grande do Sul para queima de carvão em leito fluídizado. A partir daí, outros investimentos desse tipo podem se espalhar pelo Estado, principalmente nas regiões de produção carbonífera.

Aquecendo, um, dois…

A corrida eleitoral recém está começando, mas os candidatos já estão em ritmo acelerado. Durante os próximos três meses, não haverá dia para descanso. Cada dia perdido representa algumas centenas de pedidos de votos a menos. Por isso, quem quiser realmente focar na campanha daqui para a frente, já teve as oportunidades de lazer e relaxamento que poderia ter. Foi esse o caso, pelo jeito, de dois participantes da corrida eleitoral. No último domingo, integrados ao projeto Bem na Fita, do jornal A Plateia e RCC FM, os candidatos a prefeito Nelmo Oliveira, do PSB, e Sérgio Oliveira, do PP, aproveitaram para aquecer o corpo e a mente na divertida atividade. Fizeram ginástica e caminharam, demonstrando a tranquilidade que, óbvio, precisam ter no período que começa agora.

Presença

A juíza eleitoral Carmem Lucia Santos da Fontoura tem dado um verdadeiro exemplo de dedicação. Não deixa passar dúvida sem o devido esclarecimento. Bom para os eleitores, que ficam bem informados, e bom também para a imprensa, que recebe grande ajuda.

Prejuízo por tabela

Tem assessor de candidato nestas eleições que, pelo jeito, está mais para “não ajudar” seu assessorado: briga com todo mundo, ameaça a imprensa, afasta apoiadores e até possíveis eleitores… É o tipo que está sempre de mal com a vida, e atrapalha – muito – seu candidato por tabela.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.