Domingo, 08 de Julho de 2012

Onde estão os candidatos?

O cartório da 30ª Zona Eleitoral, que funciona junto ao Fórum local, deve divulgar hoje as nominatas de candidaturas registradas pelos partidos políticos para as eleições municipais deste ano. A partir disso, começa a contar o prazo para pedidos de impugnação por parte dos cidadãos, que podem apresentar motivos que conheçam sobre determinado candidato para justificar o indeferimento de sua pretenção de disputar o páreo eleitoral.Além de possibilitar a base para os pedidos de impugnação, porém, a divulgação dos nomes dos candidatos, neste domingo, deverá indicar também uma outra realidade no cenário político santanense: o pequeno número de cidadãos dispostos a participar do processo eleitoral, dispostos a colocar seus nomes na seara política – apesar do visível sentimento de indignação que campeia no seio social em relação às diversas necessidades coletivas. Um dos principais ensinamentos na área da gestão pública ensina que as necessidades são infinitas, mas os recursos nunca são suficientes. As ideias para superar essa realidade sempre são bem-vindas, e elas só aparecem na forma da participação cidadã. Quanto mais ideias, quanto maior a participação, tem-se como evidente que maiores serão as chances de encontrar alternativas para os problemas coletivos. Não por outra razão – a da representativade do maior número possível de segmentos sociais – entende-se que quanto maior o número de vereadores, maior será a chance da participação popular nas decisões. Pois na Legislatura para a qual Livramento voltará a contar com uma Câmara de 17 vereadores – dos quais no mínimo 11 serão novas cabeças a ajudar a pensar e trabalhar a cidade -, estima-se que o número de candidatos a essas vagas fique abaixo da metade do número total possível, considerando o número de partidos com comissão executiva devidamente instalada no município. Considerando-se que cada partido poderia inscrever 25 candidatos – o número de cadeiras na Câmara, 17, mais 50% – mais de 500 cidadãos poderiam concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores, onde efetivamente poderiam colocar em prática todas as ideias que normalmente apresentam de modo informal como panaceias para os muitos problemas da sociedade. Também reflexo da mesma indignação ou da acomodação com o “status quo”?

Free Shops

Por iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Quaraí, com apoio das co-irmãs de Livramento, Jaguarão e Chuí, entre outras, está circulando na internet um abaixo-assinado virtual que tem como objetivo pressionar os senadores e o próprio Governo Federal a uma postura favorável à proposta de criação do sistema de free shops no comércio das cidades-gêmeas da fronteira do Brasil com os países vizinhos. O projeto atualmente se encontra com a senadora Ana Amélia Lemos, da Comissão de Assuntos Econômicos, para parecer, e depois deverá seguir para a sanção da presidente Dilma Rousseff. Para assinar o abaixo-assinado virtual, é só acessar o seguinte endereço:

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/9713.

O link deve ser copiado sem espaços, na barra do nagevador. São necessários números do RG, Título de Eleitor e CPF.

Roteiro regional na largada


Os deputados estadual Frederico Antunes (foto) e federal, Afonso Hamm, ambos do PP, agendaram um roteiro de visitas aos municípios da região Fronteira Oeste e Campanha para acompanhar a arrancada das candidaturas do partido às eleições municipais. Na noite de sexta-feira, os dois participaram do lançamento da candidatura de Sérgio Oliveira e Teddi Willian para a Prefeitura e dos 25 candidatos ao Legislativo, evento que reuniu 350 pessoas no CTG Jayme Caetano Braum. Terminado o evento, Hamm subiu no carro e partiu para Bagé, onde participaria de outro encontro. Frederico dormiu em Livramento e seguiu ontem para São Gabriel.

Os resultados da consulta

O Conselho Municipal de Desenvolvimento deverá receber e analisar nesta segunda-feira, em sua reunião ordinária mensal, os resultados do processo de Participação Popular realizado no último dia 4 para recolher a opinião da população sobre os investimentos no município com recursos a serem incluídos no Orçamento do Governo do Estado para 2013. O Comude foi o responsável pelas discussões prévias que resultaram nas indicações das quatro principais demandas de interesse de Livramento, que receberam os números de 09, 10, 11 e 12 na cédula de votação.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.