Previsão de próximo semestre chuvoso anima produtores

A informação de que o volume de chuvas poderá ficar dentro da média deverá ser utilizada pelos produtores santanenses, que também amargam prejuízos

Chuva prevista para este semestre pode ajudar a diminuir os prejuízos acumulados

O volume de chuvas previsto para os próximos três meses deverá ficar dentro da média no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada na quinta-feira (5), na sede da Fepagro, em Porto Alegre, durante reunião do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (COPAAERGS), que é formado por representantes da Emater/RS-Ascar, do Centro Estadual de Meteorologia (CEMETRS), do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) e do 8º Distrito de Meteorologia.

Conforme o Boletim de Informações divulgado na ocasião, o fenômeno La Niña está se encaminhando para o fim, favorecendo uma maior regularidade das chuvas nos meses de julho, agosto e setembro. “A tendência daqui para frente, após um longo período de estiagem, é que o volume de chuvas se normalize em todas as regiões do Estado”, destaca Flávio Varone, meteorologista da Fepagro.

Perdas

De acordo com dados repassados pelo escritório da Emater, em matéria publicada no mês de junho no jornal A Plateia, as perdas acumuladas em Sant’Ana do Livramento já chegavam à casa dos R$ 50 milhões de reais. O boletim meteorológico deverá permitir, caso haja confirmação dos dados, a reprogramação dos produtores rurais que precisam agora reinvestir para tentar dirimir as perdas.

Temperatura

Em relação às temperaturas mínimas do ar, a previsão para o mês de julho é de valores médios, abaixo do padrão climatológico no oeste e noroeste do Estado e dentro do padrão nas demais regiões. Em agosto, ficarão dentro da normalidade em todas as regiões. Já no mês de setembro, as temperaturas devem ficar acima do padrão climatológico no norte do Estado e dentro do padrão nas demais regiões. “Como ocorre normalmente no inverno, teremos períodos com grande alternância de temperaturas”, afirma Varone.

Ainda conforme o Boletim de Informações, no mês de julho, as temperaturas máximas ficarão abaixo do padrão climatológico em todo o Estado; em agosto, abaixo nas regiões noroeste e norte do Estado; e em setembro, deverão predominar temperaturas dentro do padrão em todas as regiões do Estado.

O Boletim traz, ainda, recomendações técnicas para os agricultores gaúchos. Entre as orientações gerais, os integrantes do Conselho salientaram que os produtores devem observar as práticas de rotação de culturas no sistema de produção e, em áreas não cultivadas, manter a cobertura do solo, além de aproveitar o período de inverno para armazenar água.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.