Quinta-feira 05/07/12

Projeto no momento crucial

A fase que todos consideraram até aqui como sendo a mais fácil da tramitação do projeto de criação do sistema de free shops nas cidades de fronteira do Brasil, na realidade, tende a ser a mais complicada e a que representará maior risco de sucumbência da proposta. Mesmo a garantia antecipada do parecer favorável da senadora Ana Amélia, na comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, pode ser inútil caso o projeto não consiga superar os percalços que poderão surgir daqui para a frente, a exemplo da “preocupação” do Ministério da Fazenda com uma possível configuração de renúncia fiscal. As lideranças e representantes locais estão atentos para o assunto. O momento é crucial para o projeto e deverá receber acompanhamento direto dos empresários da Fronteira e seus representantes. O deputado estadual Frederico Antunes, que preside comissão especial da Assembleia Legislativa para acompanhar a tramitação do projeto, já garantiu que estará em Brasília e convidou integrantes da diretoria da ACIL a organizarem uma comitiva para também viajar à Capital Federal. Um grupo de diretores da entidade já está se mobilizando para isso. A senadora Ana Amélia recebeu, na última terça-feira, a designação oficial da relatoria do projeto. Após a aprovação nessa comissão, o projeto dos free shops irá direto para a sanção da presidente Dilma Rousseff. Falta muito pouco, mas é a fase mais complicada.

Na mesa

A escassez de recursos financeiros nas campanhas para a Prefeitura e Câmara Municipal, em Livramento, está levando as candidaturas a buscarem alternativas para a mobilização de militância e eleitores. A opção preferida tem sido a realização de eventos por adesão – aquela na qual os eleitores pagam para participar dos atos de campanha, como jantares e outros. Atraindo bastante gente, a candidatura consegue ao mesmo tempo angariar recursos e demonstrar consistência. O PP, por exemplo, realiza amanhã à noite, nas dependências do CTG Jayme Caetano Braun, o seu jantar de lançamento oficial das candidaturas de Sérgio Oliveira e Teddi William para a Prefeitura e também dos 25 integrantes de sua nominata para o Legislativo. O PT também já tirou a resolução de promover vários jantares de lançamento de candidatura, um para cada integrante da nominata proporcional. Dessa forma, terá várias atividades coletivas durante a campanha.

Reconhecimento pelo apoio ao movimento comunitário

Acompanhando de perto o processo de definição de um novo local para a estação rodoviária de Livramento, o vereador Batista Conceição, do PSB, participou ativamente da reunião do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem-DAER, realizada em Livramento para tratar sobre os critérios do edital da concorrência para construção e exploração da nova rodoviária. Durante a conversa com o superintendente do DAER, José Celso Paim de Sousa, e com o engenheiro Ricardo (foto acima), Batista falou a respeito da mobilização de vários setores da comunidade a respeito do investimento. Essa contribuição ao movimento comunitário, inclusive, valeu ao legislador o reconhecimento da diretoria da Unamos, que no último dia 28, na Associação dos Sargentos e Subtenentes da Brigada Militar, comemorou com um jantar seus 23 anos de atividades e homenageou diversas lideranças e apoiadores de Livramento. Essa é a segunda vez que o vereador recebe o reconhecimento da entidade representativa do movimento comunitário local.

Motoboy

O Partido Progressista, aliás, resolveu apelar para as facilidades modernas para agilizar o contato com seus filiados, mas não abandona a tradicional prática do corpo-a-corpo. Além de disparar convites para a festa de amanhã à noite através da internet, a secretaria partidária também está utilizando o serviço de motoboys para tentar encontrar as pessoas que não têm e-mail ou o contato via telefone. “Queremos os tradicionais progressistas conosco e estamos tentanto de todas as formas localizá-los, mas algumas fichas estão desatualizadas. De qualquer forma, é bom reforçar que estão todos convidados a estar conosco no dia 6 de julho”, explica o presidente do partido e candidato a prefeito Sérgio Oliveira.

Secretaria

O presidente do Democratas e candidato do partido à Prefeitura, Cesar Maciel, recebeu várias propostas para desistir do páreo e apoiar outras candidaturas. Pelo menos dois candidatos ofereceram-lhe secretarias em troca do apoio.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.