Produção de leite pode dobrar em 2 anos, diz presidente da APPLESA

Números poderão ser melhorados, segundo Juarez Moreira, com produtores mais informados

O presidente da APPLESA, Juarez Moreira, diz que a produção pode aumentar

Para o presidente da Applesa – Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Sant’Ana do Livramento, Juarez Moreira, apesar do crescimento na produção, ainda há muito que avançar.

Segundo ele, eventos dessa modalidade se constituem em importantes ferramentas de conhecimento, que têm o poder de mudar a realidade de muitas propriedades, aumentar a produção e fortalecer a bacia leiteira de Sant’Ana do Livramento. “O Seminário, incluindo a questão da estiagem, que é hoje o nosso principal problema, está servindo para debater questões relacionadas ao meio ambiente. Quando falamos em solucionar os problemas ambientais, estamos falando em investimento, e hoje não se tem muita verba. Assim, os palestrantes estão nos dando uma mostra de que se pode fazer as coisas de uma forma bem mais prática e muito mais dinâmica”, destacou o presidente.

Questionado sobre o aumento da produção de leite em Livramento, que pulou dos 5 milhões de litros em 2009 para 20 milhões em 2012, o presidente diz que a produção pode avançar a um patamar ainda inimaginável. “Temos uma extensão de área que nos permite avançar, e muito. Acredito que dentro de dois anos, vamos mais do que dobrar essa atual produção, porque grandes produtores estão começando a trabalhar com leite e isso dará um impulso muito grande”, afirmou.

Atualmente, são cerca de 5.000 animais catalogados na produção de leite, número considerado ainda pequeno e pertencente a produtores instalados em pequenas propriedades.

Informação

Para Juarez Moreira, os produtores locais precisam se aproximar ainda mais da informação para terem ganhos ainda maiores na sua produção. “Vejo que hoje esse é um dos gargalos que temos, ou seja, a resistência em buscar informações”, salientou. O presidente disse, também, que o preço do leite não pode ser discutido.

Na visão dele, os produtores precisam reduzir o custo de produção para ter ganhos satisfatórios. “Estamos muito longe dos laticínios, o que torna o nosso preço baixo. Precisamos descobrir a fórmula de produzir leite barato. Nosso leite é de ótima qualidade”, afirmou.

Maior consumo

Para Juarez Moreira, falta ainda um maior incentivo por parte dos governos, no que se refere a mostrar para as pessoas que consumir leite é bom. “Quando isso ocorrer, teremos mais consumo e, como consequência, mais pessoas produzindo. Falta propaganda positiva em torno do consumo e acho que essa pode ser uma missão do governo”, destacou o presidente da APPLESA.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.