Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado

Meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar aproximadamente seis mil crianças entre zero e cinco anos de vida

A Secretaria Municipal da Saúde pretende imunizar contra a poliomielite (paralisia infantil) 5.965 crianças com menos de cinco anos, contando com 79 postos de vacinação. A vacina é segura, não tem quase nenhuma contra-indicação. Quem tem carteira de vacinação deve levá-la junto com a criança, mas mesmo quem não tem pode ir para receber a gotinha.

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças poderão receber outras doses que estejam atrasadas. Ainda há, no mundo, 16 países com casos de pólio. Por isso, é importante a vacinação.

Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral, em gotas, e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para a imunização de rotina. Pelo calendário básico de vacinação, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Porém, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente. A vacina não apresenta contra-indicações. Recomenda-se, porém, que as crianças que estejam com febre acima de 38ºc ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receberem as gotinhas. A vacina também não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e AIDS ou de outras doenças que afetem o sistema imunológico, de defesa do organismo). A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.

Em 1985, o Rotary International tomou a histórica decisão de imunizar todas as crianças do mundo contra a poliomelite. Pouco mais de 20 anos depois, a doença está praticamente eliminada. Com a ajuda de muitos parceiros do mundo inteiro, podem vencê-la de uma vez por todas. Colaborando com a Secretaria Municipal de Saúde, o Rotary Club Livramento estará com sua equipe na Escola Municipal Abreu Fialho, sábado, das 8h às 17h.

TODOS PODEMOS FAZER A DIFERENÇA!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.