Bombeiros combatem incêndios em campo, em dois pontos da cidade

Em um dos casos, os alunos da Escola Infantil Carrossel tiveram que evacuar o prédio por questões de segurança

Incêndio nos fundos da Escola Carrossel obrigou a retirada dos alunos do prédio, por medida de segurança. Na imagem abaixo, um dos focos do incêndio no Núcleo Habitacional Simon Bolívar

O pasto seco e o vento forte, além de outros fatores externos, contribuíram para incêndios em campo, ocorridos em Livramento na tarde de ontem (13). Os focos foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros, nos fundos de uma escola infantil municipal, no bairro Wilson, às margens da BR-158, no acesso ao Núcleo Habitacional Simón Bolivar, e na encosta do Cerro do Lago do Batuva.

Segundo informações colhidas junto às guarnições dos Bombeiros nos locais dos atendimentos, o primeiro fato ocorreu possivelmente a partir de um curto-circuito na rede elétrica, na travessa dos trilhos, ao lado da Escolinha Carrossel, localizada na avenida Dom Pedro II, por volta das 14h30.

Segundo testemunhas, o fogo se espalhou rapidamente, depois que atingiu um amontoado de arbustos cortados, que estava no terreno nos fundos da área escolar, que fica junto à Escola de Ensino Médio Dr. Silvio Ribeiro – CAIC.

Com o risco do fogo se espalhar rapidamente pela vegetação e com a forte fumaça, as crianças da escolinha foram retiradas do prédio e encaminhadas para o pátio do Caic, como medida de segurança. “Assim que notamos os estouros na rede elétrica, já fomos alertados que estava ocorrendo o incêndio no campo, então, por medida de segurança, eva-cuamos as crianças do educandário, pela saída de emergência que dá acesso à escola ao lado. Também entramos em contato com os pais das crianças para tranquilizá-los e, ao mesmo tempo, pedir que buscassem seus filhos, caso pudessem naquele horário”, explicou a diretora da escolinha, professora Te-reza Simas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado uma hora mais tarde e, por medida de segurança, também foi realizada uma contenção no entorno da escola, para que o fogo não chegasse à área escolar.

Simón Bolivar

Os outros três focos de incêndio, que atingiram o entorno no Núcleo Habitacional Simón Bolivar, também à tarde, possivelmente tenham sido criminosos, já que a guarnição de bombeiros que atendeu esta ocorrência achou pouco provável que o fogo tenha ocorrido de forma não intencional em mais de um ponto.

A fumaça que alcançou a BR-158 acabou prejudicando a visibilidade dos condutores de veículos que seguiam em direção à região central de Livramento.

Com o auxílio de abafadores, os bombeiros conseguiram isolar um dos focos, o qual estava mais próximo à BR-158, em frente à pedreira, porém quase todo o reservatório de água contido em um caminhão de combate ao fogo teve que ser utilizado somente neste espaço, onde a vegetação era bastante alta. “Conseguimos isolar o incêndio e levá-lo até onde não havia mais vegetação para queimar. O vento atrapalhou bastante este controle”, destacou um dos bombeiros.

Quanto aos outros dois focos que estavam atingindo o cerro do Lago do Batuva, no entorno do Núcleo Habitacional Simón Bolivar, o Corpo de Bombeiros tinha previsão de cerca de uma hora para que o fogo consumisse também a vegetação até as margens da BR-158.

Alerta

Durante entrevista recente, o comandante da 1ª Seção de Combate a Incêndios do 10º CRB-Comando Regional de Bombeiros, tenente José Henrique Martins Rodrigues, destacou que as principais orientações dos bombeiros nesta época do ano são com relação aos incêndios em campo, pois a ocorrência de geadas e a falta de chuva tornam a pastagem seca, muito propícia para incêndios. Então, é importante que a comunidade cuide para não jogar no chão resto de cigarros ou outro tipo de material combustí-vel, como vidros e restos de óleo.

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.