Partidos iniciam mobilizações dos filiados com foco nas convenções

Junho avança. Cenários começam a ser projetados. Conversações entre agremiações partidárias e lideranças políticas locais mantêm um ritmo de continuidade.

Convenções partidárias aproximam-se. Mas, na prática, as definições de datas para os eventos homologatórios das candidaturas à eleição 2012 recém começam a ser definidas.

Tomando por base os partidos que já definiram candidaturas próprias à majoritária, fica evidenciado que os primeiros movimentos já foram realizados, restando, a partir de agora, as confirmações e o início da campanha.

Partidos em foco

O PP, conforme anunciou o presidente Sérgio Oliveira, pré-candidato a prefeito, deverá reunir seus convencionais após o dia 20, ressaltando a pré-disposição da agremiação progressista a concorrer em chapa pura – ou seja, sem coligação.

À frente do DEM, o pré-candidato Cesar Maciel confirma a convenção partidária para o dia 23, aguardando que entidades representativas dos pastores evangélicos ofereçam nomes que, dentro das condições legais, possam ser avaliados para compor a chapa, gerando o vice.

O presidente do PDT, Marcirio Silva, disse ontem que o partido ainda não definiu a data de sua convenção, o que deverá ocorrer nos próximos dias.

Quanto à possibilidade do partido oferecer candidato a vice e manter a condição de integrante da base governista, permanecem as incógnitas, embora as tendências apontem para, pelo menos, a segunda probabilidade.

O presidente do PSDB, Sérgio Munhoz, disse ontem que os tucanos realizarão uma pré-convenção dia 22 e a homologação das candidaturas no dia 29 de junho. Na agremiação, segundo já anunciado, o nome de Marilu Suarez é o que circula como pré-candidata. Integrando a base de governo, o partido ainda não divulgou indicativo de posicionamento, mas alguns filiados chegam a cogitar a estratégia de tornarem-se um dos fiéis da balança.

O PTB de Solimar Charopen, pré-candidato ao Moysés Vianna, também deverá reunir seus convencionais para homologações após dia 20, realizando o anúncio da data no fim da quinzena.

O PMDB, presidido pelo advogado Silvio Vares Neto, cujo nome forte para concorrer como cabeça de chapa é o do vereador Claudio Coronel, vem realizando reuniões entre seus departamentos, devendo também anunciar a data da convenção nos próximos dias.

Já o PSB, partido do atual governo, conforme o presidente Wainer Machado, deverá definir nas próximas horas a data de sua convenção, a qual deverá homologar o nome do vereador Nelmo Oliveira como candidato ao pleito de 7 de outubro. Quanto a coligações, nome de vice, o partido não apresentou, ainda, indicativos.

PT, presidido por Fabricio Peres, e PSD, sob a presidência de Edu Olivera, deverão realizar convenções também após dia 20, confirmando a coligação Glauber Lima e Edu Olivera como candidatos a prefeito e vice, respectivamente.

PV, PSol, PT do B, PRB, PR, PSC, PHS, PPS, entre outras agremiações representadas em âmbito municipal, deverão divulgar oficialmente suas datas de definições entre o fim da primeira e o início da segunda quinzena de junho, devendo reunir seus respectivos convencionais dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Na prática, o calendário eleitoral estabelece que a partir de 10 de junho até 30 de junho sejam realizadas as convenções partidárias.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.