SDR recebe proposta para desenvolver agricultura familiar na Fronteira Oeste

Medida pode beneficiar agricultores assentados em Sant’Ana do Livramento e diversificar a produção

Uma proposta para o desenvolvimento rural da agricultura familiar na Fronteira Oeste foi apresentada, na última terça-feira (5), para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) pela Fecovinho (Federação das Cooperativas Vinícolas do RS). A proposta seria desenvolver a fruticultura e a produção animal em assentamentos na região de Sant’Ana do Livramento.

A ideia foi apresentada ao secretário da SDR, Ivar Pavan, a diretores da Secretaria, à Emater e à Coceargs (Cooperativa Central dos Assentamentos do RS). Segundo expuseram os representantes da Fecovinho, a proposta já foi apresentada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O secretário Pavan disse que o projeto vem ao encontro da demanda da região, “combina com a vocação da Fronteira Oeste e com as políticas de desenvolvimento rural implantadas pelo Governo do Estado”. Segundo ele, existem condições para viabilizar a proposta, como assistência técnica e crédito. Segundo a Fecovinho, seriam produzidas algumas frutas, como uva, pêssego, citrus, amora, framboesa, mirtilo, quivi e caqui, além de frutas nativas, como a goiaba serrana. Um estudo de viabilidade socioeconômica para agricultores familiares e o processamento coletivo dos produtos seria necessário. Nas próximas semanas, o grupo que esteve reunido nesta terça-feira, na sede da SDR, deve voltar a se reunir para dar andamento às negociações.

Posteriormente, haverá uma reunião com as comunidades que deverão ser envolvidas no projeto na região de Sant’Ana do Livramento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.